Pessoa

Marcia Gay Harden

  • US

  • Nasceu a 14 de Agosto de 1959

Marcia Gay Harden (La Jolla, 14 de Agosto de 1959) é uma actriz norte-americana que venceu o Óscar de melhor actriz Secundária pelo seu papel no filme Pollock, de 2000. Recebeu outra indicação ao prémio, nesta mesma ca...

Marcia Gay Harden (La Jolla, 14 de Agosto de 1959) é uma actriz norte-americana que venceu o Óscar de melhor Actriz Secundária pelo seu papel no filme Pollock, de 2000. Recebeu outra indicação ao prémio, nesta mesma categoria, por Mystic River, de 2003. Também recebeu dois Spirit Awards, por Pollock e American Gun.

Marcia Gay Harden, é uma das cinco filhas do casal Harden, nasceu no dia 14 de Agosto de 1959 na cidade de La Jolla, sendo filha de Beverly, uma dona-de-casa, e Thadeus Harold Harden, um texano que trabalhava na marinha. A sua família mudava-se frequentemente em função do trabalho do pai e Marcia chegou a viver na Alemanha, no Japão e na Grécia. Formou-se em Clinton, Maryland, em 1987, e posteriormente seguiu para a Universidade do Texas em Austin onde tornou-se bacharel em teatro.

Marcia começou a sua carreira no cinema pouco depois de se licenciar na Universidade do Texas quando, em 1979, fez uma pequena participação no filme Not Only Strangers, dirigido por Edward Dmytryk. Em seguida, ficaria vários anos afastada do cinema e voltaria a participar numa longa-metragem apenas em 1986, quando participou no filme The Imagemaker numa outra pequena aparição.

Até o final da década de 1980, Harden já teria feito inúmeras participações em episódios de séries de televisão como Simon & Simon, Gideon Oliver e CBS Summer Playhouse. Nos primeiros anos da década seguinte, Marcia actuaria principalmente em telefilmes como Fever, de 1991, e Sinatra, de 1992. Ela também voltaria ao cinema no início da década, ao fazer uma participação no filme Miller's Crossing.

Ao longo da década de 1990, Marcia continuaria a trabalhar em papéis menores na televisão e no cinema. Ela também viria a actuar em alguns filmes conhecidos como Flubber,[1] ao lado de Robin Williams, e Spy Hard, estreado por Leslie Nielsen. Em 1996, também dividiria o prémio de melhor elenco da NBC pelo seu trabalho no filme The First Wives Club.

Em 2000, Harden ganharia o papel que a tornaria mais conhecida, Lee Krasner em Pollock. Por este papel, ela ganharia um Óscar de melhor Actriz Secundária. Também foi aclamada pela crítica nova-iorquina e ganharia o prémio da NYFCC pela sua participação no filme que contou, também, com participações de Ed Harris e Jennifer Connelly.

Na televisão, um papel de destaque foi o que ela interpretou em dois episódios da popular série Law & Order: Special Victims Unit. Dana Lewis/Star Morrison era uma agente do FBI que se passava por uma defensora da supremacia branca. A interpretação rendeu à Marcia uma indicação ao Emmy de melhor actriz convidada numa série dramática.

Em 2007, a actriz actuou em inúmeros filmes, incluindo Into the Wild de Sean Penn e The Mist, baseado no livro de Stephen King. Pela sua actuação neste último filme ela ganharia mais um prémio, o Saturn Award, por interpretar a fanática religiosa Sra. Carmody.

No ano seguinte, ela ingressaria no elenco da série de Glenn Close, Damages, como Claire Maddox, e participaria dos treze episódios da primeira temporada. Entre os seus projectos futuros encontram-se os filmes Noah's Ark: The New Beginning e Whip It!.

Adaptado de Sapo Saber a 19-10-2009

Comentários