A segunda temporada do famoso concurso ‘Masterchef USA’ estreia já no dia 3 de setembro, às 23 horas, na FOX Life, fazendo ligação imediata com a primeira temporada que está neste momento em emissão no canal. Esta estreia coincide também com a entrada do chef Gordon Ramsay para a família 24Kitchen já no dia 7 de setembro.

Para além de Gordon Ramsay, o programa é liderado por chefs e foodies mundialmente conhecidos como Joe Bastianich e Graham Elliott - primeiro detentor das mais premiadas adegas e de alguns dos melhores restaurantes americanos e o segundo um dos mais jovens chefes de sempre a ser distinguido com estrelas Michelin.

Nascido do grande êxito da versão inglesa e do formato australiano, e que já se expandiu para diversos países, ‘Masterchef (USA)’ – versão americana do concurso – é uma competição culinária que procura o melhor cozinheiro amador da América que se tornará num verdadeiro mestre da cozinha depois de passar por todas as fases eliminatórias durante o programa.

Lógica do concurso:

Dos milhares de participantes que prestam audições a nível nacional, 100 são convidados a cozinhar o prato que os define enquanto cozinheiros para o apresentarem ao júri. Cada júri prova o prato e dá a sua opinião antes de votarem em “sim” ou “não”. Pelo menos, são necessários dois “sim” para ganharem um avental Masterchef e prosseguirem na competição.

Os concorrentes que avançam para a primeira ronda eliminatória têm de competir em dois desafios. No primeiro, os chefs amadores têm de completar uma simples tarefa, como cortar cebolas ou descascar maçãs. Os concorrentes que não forem eliminados neste desafio têm passe direto para o “teste de invenção”. Aqui, um tema é dado aos restantes concorrentes que têm apenas 30 minutos para criar um prato que vá de encontro ao tema. Os concorrentes podem cozinhar com qualquer ingrediente, desde que o tema se traduza no resultado final. Uma vez com os pratos finalizados, estes são apresentados ao júri para a prova – apresentação, sabor e o tema são os aspetos a considerar na altura de dar o juízo final.

Posteriormente, os concorrentes passam à fase da ‘Mystery Box Challenge’. Aqui, os concorrentes são divididos em duas equipas, azul e vermelha, às quais é dada uma tarefa - por exemplo, tomar conta de um restaurante ou de um serviço de catering para uma festa ou casamento. Depois de a tarefa estar finalizada, os resultados são dados e os concorrentes da equipa perdedora terão de competir num outro desafio eliminatório – o pressure test. Neste desafio, é dado aos concorrentes um prato que terão de recriar num determinado espaço de tempo. Depois de finalizados os pratos, os mesmos são levados ao júri para o resultado final e mais uma eliminatória.

Outro famoso desafio do programa é o “celebrity chef”, que envolve um concorrente que tenhaganho determinado desafio. Aqui, o concorrente compete contra um chef de renome. O chef dá a receita de um prato ao concorrente para que este reproduza o prato num espaço de tempo. No final, os dois pratos, tanto o do concorrente como o do chef, são postos à prova pelo júri que irá determinar qual o melhor. Se o concorrente ganhar, ganha imunidade nos próximos desafios e não poderá ser eliminado.

A segunda temporada de «Masterchef USA» é emitida de segunda a sexta-feira, a partir de 3 de setembro, sempre às 23 horas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.