Em entrevista ao SAPO, Rodrigo revelou alguns detalhes da sua participação na grande trama “A Força do Querer”, tendo frisado que, para a sua personagem, o carácter é mais importante do que uma paixão.

Conte-nos um pouco da história da novela e da sua personagem?

“A Força do Querer” é aquela força maior que nos move e que nos causa uma mudança de estado de espírito. O Caio, a minha personagem, é um homem que estudou direito penal, é um palestrante. Ele entra no meio de dois amores e quer o bem daquelas duas pessoas, porque não pode ser bom e justo ao mesmo tempo para as duas. Então o destino vai estar nas mãos dele e resta saber se a força do querer dele vai falar mais alto.

Rodrigo Lombardi
Bibi ( Juliana Paes ) e Caio ( Rodrigo Lombardi ).

Como é que define a personalidade do Caio?

O Caio é um homem que planeia, um visionário, e é alguém com os pés no chão. Sabe planear passo a passo a vida dele, até chegar ao seu objectivo.

A Bibi (Juliana Paes) foi o amor de faculdade do Caio, mas o afastamento dela mudou completamente a sua personagem. Fale-nos sobre essa mudança?

Ele viveu um amor juvenil com essa menina, mas ele tinhas planos, e a Bibi tinha demonstrações épicas de afecto a que ele correspondia, mas era tudo de uma forma programada e não natural. Ela não percebia isso porque queria tudo agora e a todo tempo. A história deles acaba por ter um fim e esse rompimento causa uma ferida muito grande dentro dele. Vamos perceber, passados esses 15 anos, se se trata de uma cicatriz ou de uma ferida aberta.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardicréditos: Felipe Monteiro

Apesar de ele ter todas oportunidades de passar por cima de Rubinho (Emílio Dantas), o marido da Bibi, ele acaba por ajudar o rival.

Caio é um homem com ética. Ele pensa “quero essa jovem? Sim”. “Devo ir atrás? Sim.” “Posso nesse momento? Não”. Então tudo o que eu posso fazer é ajudar.

“A Força do Querer” é uma novela que traz paixões avassaladoras e desejos diversos. Até onde as pessoas podem ir para satisfazê-los? Qual é o principal querer do Caio e qual é a força desse querer?

É difícil definir uma personagem através de um ‘querer’. Ele tem a justiça como centro maior. Se cada personagem tivesse uma carta de tarô, ele teria a carta da justiça, e essa talvez seja a força motriz dele. O caminho que ele vai traçar vai levá-lo a novas informações, a novos acontecimentos, e esse querer vai-se desvirtuando.

Rodrigo Lombardi
Caio ( Rodrigo Lombardi ), Jeiza ( Paolla Oliveira ) e Bibi ( Juliana Paes )créditos: TV GLOBO

O que as pessoas podem esperar desta novela?

É uma novela que aproxima muita gente de nós mesmos. É uma novela que fala do nosso íntimo, de quando você sabe os seus objectivos, [mas também fala de] quais são os utensílios e as forças que te mantêm com os pés no chão. É uma novela na qual encontramos uma grande identificação.

@Priscila Jorge