Rita Pereira nasceu em Carcavelos a 13 de março de 1982, e aos 19 anos dava os primeiros passos na televisão com uma pequena passagem pelo programa juvenil da SIC «Altamente».

Após algumas participações no elenco adicional de séries televisivas, Rita Pereira salta para o estrelato em 2004/2005 com a entrada no elenco principal de «Morangos com Açúcar».

A TVI descobre-lhe o potencial e a atriz rapidamente sobe ao escalão «sénior» das novelas. É-lhe dado o papel de protagonista na novela «Doce Fugitiva» (2006) e a estação de Queluz nunca mais a deixa fugir.

Segue-se a novela «Fascínios» (2007), «Feitiço de Amor» (2008) e «Meu Amor» (2010) a primeira novela portuguesa premiada com um Emmy.

Paralelamente, a atriz soma trabalhos de moda e participações em filmes e torna-se um caso sério de popularidade. Raras são as semanas em que não é notícia ou faz capa de revista.

Em 2011, a atriz continua a escalada de sucesso ao ser convidada para assumir o papel de vilã na novela «Remédio Santo» dando a conhecer uma faceta ainda por descobrir junto do grande público.

A perda do ex-namorado Angélico Vieira, falecido na sequência de um acidente de viação veio ensombrar o ano de ouro da atriz que, mesmo assim, deu continuidade a novos desafios, o último dos quais como apresentadora do concurso de talentos «Canta Comigo», uma das principais apostas da TVI para as noites de verão.