E se as pesquisas do Google fossem usadas para pontuar os temas do Festival Eurovisão da Canção? É este o ponto de partida de uma análise estatística desenvolvida  por Maarten Lambrechts para a Google News Initiative.

Com base nas pesquisas no motor de busca, o estudo mostra que "O Jardim", de Cláudia Pascoal e Isaura, ficará em último lugar na final marcada para 12 de maio, tendo em conta apenas o televoto - Portugal receberia um ponto. O tema de Israel é o mais pesquisado no Google, o que equivaleria aos 12 pontos do público.

A análise tem como base as pesquisas realizadas nos 43 países que participam na Eurovisão 2018. Os relatório completo pode ser visto aqui.

Em 2017, o mesmo estudo, que tem como base as pesquisas no Google, previu a vitória de Portugal no concurso.

Com a vitória de Salvador Sobral, com "Amar pelos dois", em Kiev, Portugal recebe pela primeira vez o concurso europeu. Por ser o país organizador, a dupla que representa o país tem acesso direto à final, que se realiza a 12 de maio na Altice Arena, em Lisboa. Os Big Five (Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido) também têm passagem assegurada à última etapa, enquanto os restantes países a concurso têm de conquistar o público e os jurados nas duas semifinais, marcadas para 8 e 10 de maio.

A 63ª edição do Festival Eurovisão da Canção vai realizar-se no Parques das Nações, espaço que incluiu várias infraestruturas e onde se insere Altice Arena, em Lisboa, a 8, 10 (semifinais) e 12 (final) de maio de 2018.