As Doce, girlband portuguesa, foram recordadas na final do Festival da Canção, que se realizou a 4 de março. Moullinex foi o responsável pela homenagem à girlband portuguesa que representou Portugal na Eurovisão.

Porém, o tributo realizado não agradou a algumas das cantoras da banda. Em declarações à revista TV Guia, Fátima Padinha, da formação original da girl band, frisou estar "contra o facto de, deliberadamente, nos quererem anular do panorama musical português".

"O que a RTP fez às Doce no último Festival da Canção é humilhante. É de um nível de canalhice, sacanice e de uma indignidade sem limites", frisa, lembrando  que "foram estas quatro pessoas, e não outras, que deram o sangue pelo projeto".

Na entrevista, a cantora revela ainda que dois meses antes do Festival da Canção, Teresa Miguel foi contacta pela RTP, que pretendia usar "os fatos originais das Doce, dizendo que era para as apresentadoras". "A menina que ligou jamais disse à Teresa que iam fazer um grupo para cantar as nossas canções, numa espécie de homenagem, ou lá o que fosse", contou.

"A Teresa, que não tem os fatos, respondeu-lhe que achava que nos iam convidar para estarmos presentes na cerimónia. Afinal, nada, nem uma fotografia das Doce se dignaram a colocar no ecrã gigante quando o tal novo grupo cantou as nossas músicas", acusou.

"Com esta invenção de criarem um grupo a que chamaram Mais Doce, onde entra a Ana Bacalhau, que é uma cantora de sucesso que não precisava de se sujeitar a esta indignidade, a RTP está a anular as pessoas, a apagar a própria história", defende a artista.

O grupo de Fátima Padinha, Helena Coelho, Laura Diogo e Teresa Miguel já se tinha deixado criticas à RTP por não ter sido convidado para a final do Festival da Canção -Ana Bacalhau, Marta Ren, Selma Uamusse e Catarina Salinas, vocalista dos portuenses Best Youth, subiram ao palco do Multiusos de Guimarães para recordar temas como "Ok, Ko", "Ali Babá", "Quente, Quente, Quente", "Doce" ou "Amanhã de Manhã".

No Facebook, Fátima Padinha e Teresa Miguel, que fizeram parte das Doce, lamentaram não terem sido convidadas pela RTP para participar no Festival da Canção. "A RTP lembrou-se de recordar algumas canções das Doce, grupo a quem emprestámos as nossas vozes e as nossas almas de forma incondicional. Ficámos felizes com a alegria contagiante e com o aplauso sincero que a nossa música continua a suscitar ao fim de quase 40 anos, mas tristes, muito tristes por não termos estado presentes", escreveram as cantoras.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.