Moscovo, Dubai, Havana e Macau são os destinos a conhecer entre 27 e 31 de agosto, na RTP 1, às 22h45, sempre com guias portugueses.

Segunda, 27 de agosto, às 22h45
"Portugueses pelo Mundo" em Moscovo

A sétima maior cidade do mundo abre as portas, num dos dias mais emblemáticos da sua história, o 9 de maio, o “Dia da Vitória”.

- Nuno Pinto, 36 anos, gestor de Marketing, natural de Coimbra, leva-nos numa volta de carro pela cidade de Moscovo. Atravessamos a pé a ponte de Bolshoi onde conhecemos um pouco melhor a história da cidade.

- Anabela Santos, 24 anos, estagiária na ONU, natural de Santo Tirso.
O metro é a melhor maneira de deslocação na cidade e é nele que vamos até ao Cemitério Novodevichy onde se encontram algumas das pessoas mais famosas da história da Rússia.

- João João, 36 anos, leitor do Instituto de Camões, natural de Santarém, fala-nos da importância do dia 9 de maio na Rússia e da Parada Militar.

- João Soeiro, 27 anos, estudante de piano, natural de Lisboa.
Vamos até à ópera, onde conversamos com uma das cantoras sopranos mais famosas da Rússia.

- Rui Bota, 40 anos, designer, natural de Lisboa.
Encontramos o Rui a fazer o seu exercício diário num dos parques naturais da cidade.

Terça, 28 de agosto, às 22h45
Portugueses pelo Mundo no Dubai

Localizada no Golfo Pérsico, na maior Península Arábica, o Dubai é a segunda maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.

- Mariana Canelas, com 32 anos, assistente de bordo, natural de Portimão.
Conhecemos a Mariana numa das suas aulas de ténis no complexo “Irish Village”. Vamos ao “Mall of the Emirates” onde passamos para menos 50 graus de temperatura, com neve artificial no “SkiDubai”.

- Zara Quiroga, com 28 anos, produtora audiovisual, natural de Valença, leva-nos num minuto ao 124º andar do edifício mais alto do mundo, “Burj Khalifa”, onde nos deparamos com uma vista de cortar a respiração, sobre todo o Dubai e suas ilhas artificiais.

- Bruno Marques, com 33 anos, operador de câmara, natural de Loures.
Vemos alguém a conduzir uma “Polaris” no deserto, é o Bruno a dar-nos as boas-vindas ao Dubai. Vamos ao mercado automóvel onde assistimos à compra do seu novo BMW.

- João Pedro Oliveira, 28 anos, engenheiro informático, natural de Guimarães.
Conhecemos o João num passeio de ferry pela “JBR”. Vamos de carro até Dibba conhecer a escola de mergulho onde o João costuma ir nos seus tempos livres.

Quarta, 29 de agosto, às 22h45
"Portugueses pelo Mundo" em Havana

Com cerca de 2,4 milhões de habitantes, Havana é a capital e o principal porto de Cuba, sendo a segunda maior região das Caraíbas.

- Cláudia Alves, 31 anos, realizadora, natural de Lisboa.
Entre os passageiros que aguardam a chegada do comboio encontramos a Cláudia que nos cumprimenta e nos desafia a irmos até a Havana.

- Marta Rodrigues, 30 anos, agente de desenvolvimento, natural de Lisboa.
Passeamos pela “marginal” cubana, o “Malecón”, onde conversámos com alguns residentes locais. Marta leva-nos a umas das típicas tascas de Havana onde se joga o tradicional dominó.

- Jorge Almeida, 47 anos, representante comercial, natural de Castelo da Maia.
Encontramos o Jorge numa esplanada, ao som da típica música cubana. Passeamos por Havana, num dos típicos carros americanos dos anos 50.

- Sandra Lopes, 34 anos, representante ONG, natural de Esposende.
Encontramos Sandra no “Morro La Cabaña” com Havana como pano de fundo, onde nos fala da população cubana e sua história. Vamos até à “Plaza de Armas”, o centro histórico da cidade.

Sexta, 31 de agosto, às 22h45
"Portugueses pelo Mundo" em Macau

Viajamos até Macau, uma das mais perfeitas simbioses entre a cultura portuguesa e chinesa.

- João Francisco Pinto, 41 anos, jornalista, natural de Vila Franca de Xira.
Conhecemos o João na Torre de Macau, o edifício mais alto de Macau, de onde podemos avistar e conhecer os principais edifícios.

- Sara Silva, 26 anos, professora de dança, natural de Cascais.
No Centro Cultural de Macau conhecemos a Sara, após o ensaio geral do seu primeiro espetáculo importante em Macau. Acabado o ensaio, está na hora de regressar a casa, em Hong Kong.

- Afonso Pessanha, 29 anos, designer, natural de Viseu.
Conhecemos Afonso com as Ruínas de São Paulo, um monumento simbólico de Macau, em pano de fundo e passeamos pelas ruas enquanto nos fala da sua adaptação ao local.

- Goreti Lima, 37 anos, psicóloga, natural de Lisboa.
No ponto mais alto de Macau ficamos a saber porque é que Goreti acabou por ficar em Macau depois de uma visita à China há 7 anos atrás e acabamos por descer no teleférico.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.