Solomon morreu na sua casa em Sacramento, aparentemente vítima de um ataque cardíaco no momento em que assistia à cerimónia do Óscares no domingo, afirmou Michael.

Russ Solomon fundou a Tower Records numa época de vendas gigantescas de álbuns nos Estados Unidos. A Tower Records multiplicou as suas lojas nos anos 1960 e 1970.

O grupo teve uma presença importante no coração da indústria musical americana, com lojas na Sunset Boulevard de Hollywood e no East Village de Nova Iorque.

Um documentário de 2015, "All Things Must Pass", conta a história da Tower Records, com depoimentos do fundador e de artistas como Elton John.

Após décadas de grandes lucros, a empresa entrou em crise na década de 1990 com a concorrência da internet. Em 2006 teve que fechar as lojas e foi liquidada.

As unidades no Japão, um dos mercados musicais mais resistentes no mundo, não foram afetadas pela falência da empresa e várias lojas permanecem abertas, incluindo a filial de Tóquio.

A falência da Tower Records aconteceu antes do recente renascimento das lojas de discos, resultado do renovado interesse pelo vinil. Centenas de lojas do tipo abriram nos Estados Unidos nos últimos cinco anos.