Antes de a saga «As Crónicas de Gelo e Fogo» se tornar um sucesso literário, o escritor americano George R. R. Martin era já um autor bem-sucedido. Com vários livros de fantasia e ficção científica publicados desde a década de 70, Martin tinha já recebido vários prémios pela sua escrita. Nada que estivesse, no entanto, à altura do impacto que «A Guerra dos Tronos» traria à sua carreira.

Nos anos 80, uma das principais ocupações de Martin estava na escrita de argumento para séries de televisão. Entre as mais conhecidas estão, por exemplo, o regresso da emblemática «Twilight Zone» aos ecrãs naquela década e também a versão televisiva de «A Bela e o Monstro», com Ron Perlman e Linda Hamilton.

Cansado de algumas rejeições no meio televisivo, Martin virou-se para a escrita de livros a tempo inteiro. Foi buscar inspiração a um dos escritores que mais admira, J. R. R. Tolkien, autor de «O Senhor dos Anéis», (em comum têm os universos literários e os dois Rs no nome), e começou, em 1991, a escrever o primeiro livro da saga «As Crónicas de Gelo e Fogo», «A Guerra dos Tronos».

Tal como na trilogia a que foi buscar parte das suas influências, «A Guerra dos Tronos» tem lugar num mundo ficcional onde territórios, famílias e hierarquias de poder entram em colisão. As estações do ano podem prolongar-se indefinidamente e muitos lutam para conseguir o poder máximo, um lugar no Trono de Ferro que governa os sete reinos daquele mundo.

Martin construiu várias narrativas em paralelo e personagens com igual importância, dando à saga um leque de protagonistas muito vasto.

Em 1996, publicou o primeiro livro e o êxito junto do público foi imediato. O plano original era escrever uma trilogia, mas os números de vendas e a afeição ao projeto fizeram-no continuar até ao quarto, ao quinto, ao sexto e ao sétimo livros. Ao primeiro volume «A Game of Thrones» seguiram-se «A Clash of Kings» (1999), «A Storm of Swords» (2000), «A Feast for Crows» (2005) e «A Dance With Dragons» (2011). O sexto volume está neste momento em desenvolvimento e vai chamar-se «The Winds of Winter». O lançamento de um sétimo livro com o título «A Dream of Spring» já está também confirmado.

Em Portugal, a publicação das obras traduzidas foi repartida em dois volumes por livro. «A Guerra dos Tronos» e «A Muralha de Gelo» correspondem ao primeiro livro da saga editada por George R. R. Martin, «A Fúria dos Reis» e «O Despertar da Magia» ao segundo, «A Tormenta de Espadas» e «A Glória dos Traidores» ao terceiro, «O Festim dos Corvos» e «O Mar de Ferro» ao quarto e, finalmente, «A Dança dos Dragões» e «Os Reinos do Caos» ao quinto e último livro já editado.