22:40, sábado, mês de setembro: esta é a premissa para poder ver vários tipos de filmes na RTP 2 e em "Sessão Dupla".

Este sábado, 1 de setembro, vão estar em destaque dois filmes de origem asiática que, muito provavelmente, nunca teriam ganho espaço no circuito ocidental se não tivessem sido apresentados e premiados no Festival de Cannes. É o caso de "Poesia", realizado por Lee Chang-Dong, vencedor do prémrio de "Melhor Argumento" no Festival de Cannes de 2010. O filme foi realizado na Coreia do Sul, no ano de 2010. "Mija é uma mulher de 60 anos que vive sozinha com o seu irresponsável neto Wook. Ela ocupa-se ainda de um idoso paralisado e decide inscrever-se numa aula de poesia no centro comunitário da localidade. Enquanto tenta encontrar a beleza no quotidiano, descobre que esse mesmo quotidiano pode encobrir factos terríveis, como o do seu neto estar envolvido num crime. Simultaneamente descobre que está a começar a ser afetada pela demência, com sinais preocupantes de Alzheimer", descreve a RTP 2.

Realizado por Sergey Dvortsevoy, "Tulpan" é o filme que se segue na mesma noite. A película foi gravada no Cazaquistão, no decorrer do ano de 2008, e distinguida com o Prémio Un Certain Regard, no Festival de Cannes de 2008. "Depois de cumprir o serviço militar, Asa regressa à sua tribo nómada para começar uma árdua carreira como pastor, mas o seu desafio maior é outro: conquistar a mão da única solteira disponível nas redondezas, a sua misteriosa e encantadora vizinha Tulpan. Apoiado pelo seu companheiro Boni, Asa vai fazer tudo para provar que será um marido digno e um pastor honrado", resume o canal público.

No sábado seguinte, 8 de setembro, a "Sessão Dupla" é dedicada a dois realizadores iranianos cujos filmes foram dos mais aplaudidos nestes últimos anos: Asghar Farhadi e Abbas Kiarostami.

O primeiro a ser exibido é "Uma Separação". "Nader e Simin há muito que sonham emigrar, para dar as melhores oportunidades à sua filha de 11 anos, Termeh. Quando a ocasião surge, Nader decide continuar no Irão para cuidar do pai, que sofre de Alzheimer. Chegam à conclusão de que se devem separar", escreve a RTP 2 sobre este filme.

"Cópia Certificada" foi gravado em Itália, França e Irão, em 2010, e Juliette Binoche, William Shimell e Jean-Claude Carrière são os protagonistas. "Ele é um escritor inglês em busca de um significado para a vida. Ela é uma galerista francesa em busca de originalidade. Conhecem-se depois de uma conferência dele e decidem passear por uma pequena cidade no sul da Toscana, onde embarcam num jogo: durante todo aquele dia vão fingir ser um casal", sintetiza o canal do estado.

"A Grande Farra" e "Amarcord" são as apostas para a "Sessão Dupla do terceiro sábado de setembro. A noite do dia 15 é assim dedicada ao cinema dos anos setenta, através de duas obras emblemáticas daquela década.

Já o cinema romeno do séc. XXI, através de dois filmes de ambientes totalmente diferentes - tragédia e humor - terá predominância no penúltimo sábado do mês.

A partir das 22:40 do dia 22, a RTP 2 emite "Aurora", realizado por Cristi Puiu e gravado na Roménia, em 2010. "Viorel tem 42 anos, é divorciado, tem duas filhas e, no momento em que se encontra, sente que não tem absolutamente nada a perder. Desistindo de tentar encontrar sentido para a sua existência é arrastado pelos acontecimentos, atravessando a cidade de Bucareste e, sem rumo e cheio de pensamentos negativos, compra a arma que o levará à perdição", conta a RTP 2.

"Histórias da Idade do Ouro" completa esta sessão dupla. "Os últimos 15 anos do regime de Ceausescu foram os piores na história da Roménia. No entanto, a máquina de propaganda referiu-se a esta época como os anos de ouro. O humor fez com que os romenos sobrevivessem e este filme tenta encontrar esse espírito, combinando várias histórias verdadeiras para retratar uma era em que a comida era mais importante do que o dinheiro, a liberdade mais importante do que o amor e a sobrevivência mais importante dp que os princípios", narra o canal público. Ioana Uricaru, Hanno Höfer, R. Marculescu, C. Popescu e Cristian Mungiu assinam a realização do filme.

A última "Sessão Dupla" de setembro vai para o ar a 29 de setembro, já no outono, e é dedicada ao cinema português, destacando "Mal Nascida" (na foto), de João Canijo, e "Veneno Cura", de Raquel Freire.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.