Um episódio duplo, que será transmitido no dia 19 de outubro, a partir das 20h:20m, no Canal História, pretende explicar como a primeira economia mundial se afundou na depressão generalizada, o que permitiria Hitler subir ao poder e Franklin D. Roosevelt conseguir devolver a esperança ao povo norte-americano.

Em outubro de 1987, a Bolsa de Nova Iorque entra em colapso e estala a maior crise económica do século XX. Alimentado pela especulação frenética e pela ideia de que qualquer um podia enriquecer sem limites, o crash de 1929 representou o ponto final da euforia daquela década. Os Estados Unidos da América ficaram, então, "encurralados num ciclo devastador que se espalhou como uma pandemia pelo resto do mundo uns meses depois", recorda o canal.

Com a participação de historiadores e economistas considerados de renome, como Joseph Stiglitz (Prémio Nobel de Economia), Daniel Cohen ou Howard Zinn, o realizador William Karel propõe uma análise ao pormenor sobre os mecanismos financeiros e económicos que conduziram à queda da Bolsa de Nova Iorque e à Grande Depressão dos anos 1930.

Através de filmagens na sua maioria inéditas, este especial "mostra a angústia de um país que desconfiou dos seus valores fundacionais e do sofrimento de uma sociedade arrasada", conta o História. Suicídios dos corretores da bolsa milhares de sem-abrigo a vaguearem pelas ruas de Nova Iorque, desemprego massivo, greves e auge dos extremismos políticos são alguns dos exemplos evocados.