A personagem Derek Shepherd, também conhecido por “McDreamy”, médico que casou com a protagonista da série da ABC, deixou "Anatomia de Grey" no episódio “How to Save a Life” da última temporada.

Depois de muitos porquês, Shonda Rhimes explicou no painel do Television Critics Association o motivo da morte de Derek, personagem interpretada por Patrick Dempsey. “Quais eram as opções? Derek estava a preparar-se para abandonar a Meredith e deixá-la mal e sozinha, o que quer dizer isso? Ia sugerir que o amor deles não era verdadeiro, que o que disse há 11 anos era mentira, e que McDreamy não era McDreamy. Para mim, isso era insustentável”, disse a criadora da série.

Shonda Rhimes explicou ainda que a única forma de preservar o amor entre as personagens era matando Derek. “Realmente não poderia ter a ideia de que ele acabou por se tornar um homem mau, que deixa a esposa e os filhos (…) Para mim, esta era a única forma de manter a magia entre Meredith e Derek”.

Quando o episódio da morte de “McDreamy” foi para o ar, a criadora da série também comentou o acontecimento que chocou os fãs. "Derek Shepherd é e será sempre uma personagem extremamente importante - para Meredith, para mim e para os fãs", disse Shonda Rhimes, acrescentando que “nunca” imaginou “dizer adeus ao nosso McDreamy”.