Ana Guiomar brilha actualmente no papel da irreverente Liliana Pimentel na novela da SIC, «Laços de Sangue». Aos 22 anos, a jovem actriz está radiante com o sucesso de uma trama que tem conquistado o público masculino.

A novela «Laços de Sangue» ainda está para durar?

Vamos estar a gravar até Junho. Inicialmente estavamos a prever 120 episódios, depois a novela foi prolongada até aos 180, o que seria um prolongamento normal, mas agora vamos até aos 310! Acho que depois de «Anjo Selvagem» (novela da TVI que chegou aos 410 episódios) é um número histórico.

Está a gostar da experiência?

Estou a adorar porque não é uma novela que esteja a «enrolar», nem naquela fase em que não há história. Há! Há renovação de cenários, a história não pára, as pessoas não ficam cansadas.

Será esse o segredo do sucesso da novela?

Acho que sim.

E a sua personagem, a «Liliana Pimentel», o que tem de especial?

Gosto dela porque é uma miúda sem preocupações, sem responsabilidades, quer é viver a vida. Se tiver dinheiro para comer come, se tiver emprego tudo bem, e se não tiver também não faz mal. Por outro lado, é uma personagem que parece bastante «light», sem muita importância. Mas tem, porque as raparigas identificam-se muito com ela. Não represento toda a geração, mas sim aqueles jovens que encaram o primeiro ano da faculdade não para estudar, mas para curtir. Também tem aquela vertente de morar com amigos, que, por acaso, são coisas pelas quais nunca passei...

Não passou, porquê?

Porque comecei logo a trabalhar muito cedo e também porque acho que não seria capaz de dividir casa com ninguém.

Mas vive com o seu namorado (o apresentador Diogo Valsassina), não é?

Vivemos juntos, mas isso é diferente de morar com três ou quatro amigos. Acho que não era capaz.

Na rua as pessoas abordam-na? Fazem comentários sobre a sua personagem?

Nesta novela sinto o que também já sentia no «Perfeito Coração». Também porque julgo que a minha personagem era muito popular e as pessoas gostavam muito daquela coisa do "opá!", etc.. Nesta sinto que as pessoas gostam mesmo da novela no geral. Além disso, esta novela tem outra faceta. Tem um público masculino muito grande, o que é muito bom e quer dizer que tem acção. E também tem mulheres bonitas, como a Joana Santos e a Diana Chaves.

E a Ana Guiomar também...

(risos) É diferente. Mas acho que as pessoas se identificam e gostam mesmo da novela. E o público masculino, todos os rapazes que me abordam, dizem: «Já não via uma novela há tantos anos, mas comecei a ver esta».

Já tem novos projectos em perspectiva?

Vou estar a gravar esta novela até Junho. Entretanto, comecei a ensaiar uma peça no Teatro Aberto, que deve estrear no início do Verão.

Acompanhe tudo sobre a novela «Laços de Sangue» no site oficial