Alguns rumores davam conta que a prequela de "A Guerra dos Tronos" iria decorrer 10 mil antes dos acontecimentos da série que acompanha Jon Snow, Daenerys Targaryen e companhia. Mas em entrevista à Entertainment Weekly, George R.R. Martin desmentiu os boatos.

De acordo com o autor, a prequela "The Long Night" acontecerá "apenas" cinco mil anos antes dos acontecimentos de "A Guerra dos Tronos". "Está mais perto dos cinco mil anos (...) Westeros é um lugar muito diferente. Não há King's Landing. Não trono de ferro. Não há Targaryens", revelou o escritor.

"Será um mundo diferente e mais antigo", acrescentou George R.R. Martin à revista, lembrando ainda que Valyria, antiga cidade em Essos, ainda estará a começar a crescer e a surgir com os dragões.

Em junho, a HBO ordenou um episódio piloto do "spin-off", um dos cinco projetos à volta de "A Guerra dos Tronos" nos quais trabalhava a produtora e criado por George R.R. Martin com a argumentista britânica Jane Goldman. Ainda não há data de estreia agendada.

George R.R. Martin antecipou aos fãs que não devem esperar ver nenhum membro do elenco atual da série neste "spin-off".

A produção, cuja ação se passará milhares de anos antes da época retratada pela saga fantástica, irá dar aos milhões de fãs a oportunidade de ver "a decadência do mundo da Idade de Ouro dos heróis nos seus momentos mais obscuros".

A rodagem passará por Belfast, na Irlanda do Norte, a mesma cidade que serviu de cenário para parte de "A Guerra dos Tronos", cuja produção da oitava temporada terminou em julho de 2018. A estreia dos últimos seis episódios acontecerá em abril de 2019.