O vencedor foi anunciado hoje à tarde pelo presidente do júri, o pianista e maestro norte-americano Dennis Russell Davies, que disse ter reconhecido em Kerem Hasan, de 25 anos, as qualidades exigíveis para o início imediato de uma carreira internacional.

“É uma honra estar nesta competição com companheiros tão fenomenais", disse o vencedor, citado pelo comunicado do Festival de Salzburgo, referindo-se ao português Nuno Coelho, nascido em 1989, no Porto, e à maestrina francesa Marie Jacquot, natural de Paris, onde nasceu em 1990.

Kerem Hasan estudou piano e direção de orquestra no Real Conservatório da Escócia, na Escola Franz Liszt, em Weimar, na Alemanha, e na Universidade de Zurique, na Suíça. Venceu anteriormente o prémio de direção do festival de Aspen, nos Estados Unidos.

Entre outras orquestras, dirigiu a Sinfónica da BBC Escócia e a Orquestra Real Escocesa, a Filarmónica Real Flamenga e a Sinfónica de Berna. Frequentou 'masterclasses' com os maestros Bernard Haitink, David Zinman, Gianandrea Noseda e Esa-Pekka Salonen.

Marie Jacquot, trombonista e regente, estudou no Conservatório de Paris, na Escola Franz Liszt, de Weimar, e na Universidade de Viena. É primeira maestrina assistente do teatro lírico de Würzburg, na Alemanha.

Nuno Coelho venceu, em 2016, o Prémio Jovens Músicos da Antena 2, na categoria de Direção de Orquestra. Atualmente é maestro assistente da Orquestra Filarmónica da Holanda e codiretor da Orquestra de Câmara da Holanda, com o violinista Gordan Nikolic.

Bolseiro Gulbenkian, dirigiu a orquestra da fundação, em março, em Lisboa, e vai regressar em outubro, para reger a Grande Final do Prémio Jovens Músicos Antena 2, e em março do próximo ano, para um programa dedicado a Mozart.

O Prémio Jovens Maestros do Festival tem um valor monetário de 15.000 euros, o vencedor dirigirá um programa na próxima edição, em 2018, e o concerto será editado em CD, na série “Salzburger Festspieldokumente”.

O júri deste ano do prémio Jovens Maestros contou ainda com o cantor Placido Domingo, como presidente honorário, o diretor artístico do Festival de Salzburgo, Markus Hinterhäuser, o compositor francês Marc-André Dalbavie, além dos músicos e programadores Angela Denoke, Peter Alward, Brian McMaster, Gary Hanson e Florian Wiegand.