No ano em que a candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade foi entregue pelas autoridades cabo-verdianas, a jovem cantora Cremilda Medina venceu na categoria dos CVMA que distingue este género tradicional de Cabo Verde.

Nesta edição, a cantora Cremilda Medina venceu igualmente, pelo segundo ano consecutivo, o SAPO Award, que pretende eleger o artista mais popular da Internet.

Já o tema “Sonho d’um criola” rendeu à cantora Cremilda Medina o prémio de Melhor Morna, que recebeu o prémio das mãos do ministro da Cultura, Abraão Vicente. Visivelmente emocionada, a cantora agradeceu a todos e ao marido que não a deixou desistir de cantar morna.

No final, a cantora afirmou estar feliz com os dois prémios que recebeu. "Algumas mornas prefiro nem cantar porque as pessoas já sabem que sou muito emotiva e causam-me uma certa tristeza e não consigo interpretar", afirmou.

A artista pediu que fosse feita uma maior valorização deste género musical e que as pessoas não esperassem para que algo obtenha "um certo patamar para começar a valorizar".