Jessé Gomes da Silva Filho (Zeca Pagodinho) que actua logo mais a noite no Kriol Jazz Festival, na Cidade da Praia, falava em conferência de imprensa para a antevisão do concerto.

Por ser a sua primeira vez no país, Zeca Pagodinho afirmou não conhecer muito bem Cabo Verde. Entretanto, afirmou que outros artistas brasileiros como Matinho da Vila, Dudu Nobre e Milton Cunha o falaram “muito bem” do país e, por isso, quer ver com seus próprios olhos, embora não tendo tanto tempo.

Para o concerto de hoje, Zeca Pagodinho, de 60 anos de idade, informou que levará um show chamado Ser Humano, com músicas que fazem parte do seu último trabalho discográfico, que leva o mesmo nome.

“Minha batucada é bacana”, afirmou o artista brasileiro, antes de soltar o “eu nunca mexi com isso não”, quando questionado se irá acrescentar um pouco de jazz à sua actuação. “Até gosto”, frisou.

O artista defendeu ainda que o samba, género do qual é um dos grandes nomes, tem que ser crítico, falar de amor, da vida, de protesto e de alegria…enfim, falar de tudo. Porém, há um senão: “Política, ainda mais no Brasil, não dá nem para falar”.

“Nem políticos gostam de política, pelo menos de lá (no Brasil)”, acrescentou o artista que regressa à África 15 anos depois de ter estado em Luanda, Angola.

Zeca Pagodinho estará acompanhado pela banda “Muleke”, agrupamento constituído por 21 elementos, num espectáculo aprazado para as 20:00, neste primeiro de dois dias pagos, cuja venda de bilhetes, ao preço de 2000 escudos diários, está a decorrer em “grande ritmo”, tendo em conta a corrida às bilheterias.

Por seu turno, na mesma conferência de imprensa, o vereador da Cultura da câmara da Praia, António Lopes da Silva, afirmou que a capital cabo-verdiana está “muito feliz” por receber Zeca Pagodinho, presença que, conforme defendeu, marcará o Kriol Jazz 2019.

“Para nós, recebe-lo aqui é uma grande honra e a há muita gente feliz por ter a oportunidade hoje de ouvi-lo”, referiu a mesma fonte, acrescentando que o Kriol Jazz Festival “tem tido esta magia de trazer gente importante da música para uma cidade tão pequenina como é a Cidade da Praia”.

No dia 14, domingo, Zeca Pagodinho actua em Mindelo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.