O filme “Tchindas" está nomeado nos AMA Awards 2016 na categoria de Melhor Documentário.

A informação é avançada em nota enviada à nossa redação pela produção do filme. A obra é o único filme cabo-verdiano nomeado nas 24 categorias dos prémios dos African Movie Academy Awards 2016, considerados por muitos como os "Óscares do cinema africano".

Na mesma categoria, “Melhor Documentário”, estão nomeados outros cinco documentários: "My Fathers Funeral", dos Camarões, "Nollywood", da Nigéria, "The Fruitless Tree", do Niger, "Runs ‘I too Seek The Horizon’, uma colaboração entre Nigéria e Reino Unido, "Camera/Woman" de Marrocos.

A cerimónia de entrega dos prémios acontece a 11 de junho de 2016, na Nigéria.

Segundo a mesma fonte, Tchinda Andrade e o corealizador do documentário, Marc Serena, estão nos EUA, mais concretamente em Nova Iorque, onde assistiram à estreia do filme na noite do domingo no Festival de Cinema Africano.

Ainda na mesma nota é avançado que o filme teve algumas projeções em países tanto distintos como a Austrália e o Brasil

A obra já conquistou um total de dez prémios, entre os quais Melhor Documentário no Cape Verdean American Film Festival em 2015, nos EUA. A última distinção deu-se no Festival de Cinema de Belfast (Reino Unido).

Confira a lista completa de nomeados dos AMAA 2016 aqui 

Sobre a obra

Trata-se de um documentário, dos catalães Pablo García Pérez de Lara e Marc Serena, que retrata os preparativos para o Carnaval de Mindelo de 2013 através de personagens bem conhecidos de São Vicente, como Tchinda e Edinha Pitanga.

O filme teve uma receção muito calorosa por parte do público, quer na Praia, quer no Mindelo, onde foi filmado.

Veja o trailer aqui

Site oficial do filme

NOTÍCIA ATUALIZADA A 18 DE MAIO