Esta reunião incide sobre “a importância e a indispensável atenção” à uma maior participação da Mulher no sector das indústrias criativas, designadamente no acesso e facilidade as oportunidades e no próprio incentivo no sector da criatividade, autoria e artístico no seu todo.

O evento, que decorre durante segunda e terça-feira, foi aberto pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, seguida de uma mensagem do presidente da CISAC,  Jean-Michel Jarre,  do presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, José Jorge Letria, do director-geral da CISAC,  Gadi Oron, e da ministra da cultura de Portugal, Graça Fonseca.

Neste encontro de Portugal estão reunidas mulheres em representação de todos os cinco continentes, na qualidade de membros das diferentes entidades de gestão colectivas da CISAC.

Uma das painelista presentes deste evento é a presidente do Conselho de administração da Sociedade de Compositoras e Equidade de Géneros da Austrália,  Felicity Wilcox, que também integra o workingbook do CIAM para a equidade do género e diversidade.

A anteceder o encontro de Portugal, a sua presidente da SCM, Solange Cesarovna, esteve igualmente presente na Assembleia-geral do Conselho Internacional dos Autores de Música, CIAM, realizada em Budapeste, Hungria, que reelegeu o presidente desta organização, Eddie Schwartz ,  para mais um mandato.

O evento foi marcado, também, pela eleição de um novo Comité Executivo que, actualmente, conta com duas mulheres eleitas, neste encontro que durante dois dias envolveu autores, compositores do mundo todo com focos nos pontos importantes que neste momento estão na agenda do CIAM para o ano 2020.

A reunião de Budapeste foi um momento de partilha dos trabalhos levados a cabo pelo Comité Executivo do CIAM nos seus diferentes grupos de trabalhos, não só tecnológico, mas também do grupo de equidade de género e diversidade, assim como a apresentação do relatório de actividades deste ano e plano de 2020  do grupo para a Educação e dos Autores no Mundo.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.