A gala, apontada como um “momento especial da SOCA”, vai contar com atuação dos homenageados, do agrupamento de batuco “Tradiçon di Terra” e dos artistas Gerson Spencer, Rui Cruz, Jorge Tavares, Rui de Pina, Bob Mascarenhas, Nany Vaz, Grace Évora, Zé Rui de Pina, entre vários outros.

O anúncio foi tornado público nesta segunda-feira a tarde pelo presidente da SOCA, Daniel “Dany” Spínola, em conferência de imprensa, tendo revelado, que, em simultâneo, vai ser feita a distribuição dos direitos de autor no domínio da cópia privada a 22 autores e artistas, membros, mediante o registo das suas obras nesta instituição.

Dany Spínola avançou que cada um dos beneficiados vai ser contemplado com cerca de 80 mil escudos, proveniente de quase dois mil contos que a SOCA tem a disposição dos autores e artistas e adiantou que a gala terá ainda como convidados especiais “Os Trakinos” e Bino e Eduíno, dos Ferro Gaita.

A gala, segundo elucidou o responsável, vai ser paga, a um “preço simbólico”, para cobrir as despesas da organização do evento.

Anunciou ainda, para este ano, “um programa ambicioso de atividades” com exposições coletivas de artes plásticas, da pintura e da escultura e a inauguração da sala de exposição na sede desta sociedade no Platô, prevista para 19 de fevereiro, para assinalar o 14º aniversário da criação da SOCA.

A SOCA, segundo o seu presidente, tem ainda programado “uma grande exposição coletiva de artes plásticas”, em Assomada, no mês de julho deste ano, bem como a apresentação do livro “Tututa, Composições”, em Lisboa, Portugal, com os antigos alunos do liceu de Cabo Verde.

“É uma obra especial que será uma grande homenagem a nossa grande compositora Tututa Évora e também, intérprete magistral em termos de piano”, afirmou.

Dany Spínola recordou que a SOCA procedeu à primeira distribuição dos direitos de autor arrecadados em Cabo Verde, em 2017, na Gala a Titina Rodrigues, e a distribuição dos direitos de autor arrecadados na companhia aérea Binter pela utilização das músicas nos seus voos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.