A organização dos Cabo Verde Music Awards (CVMA) revelou na passada sexta-feira, 29, o novo regulamento da gala.

Ao contrário das edições anteriores, na décima edição dos CVMA o júri passa a ser parcialmente escolhido pelo público e o número de nomeados vai aumentar em todas as categorias.

Inicialmente, será apresentada uma lista de 6 a 8 candidatos a jurados, a serem selecionados pelo público, através de votação online, que irá eleger os 4 finalistas.

Os 4 jurados selecionados vão apresentar uma lista de 8 a 10 nomeados de cada categoria e o público vai eleger os 3 finalistas, que serão avaliados pelo júri.

No que se refere aos requisitos dos participantes, os mesmos devem ser cabo-verdianos ou filho de cabo-verdianos, ou residir em Cabo Verde de forma permanente há mais de 5 anos.

Segundo um comunicado da organização, os artistas têm que ter um trabalho discográfico lançado ou comercializado em formato físico ou digital desde que devidamente alojado numa plataforma de música oficial.

A nível da categoria Revelação, a mesma fonte diz que só serão considerados os artistas que têm no máximo 1 disco a solo editado.

No que se refere a participação de grupos/bandas, a organização diz que, pelo menos, metade dos integrantes tem que ser cabo-verdianos, ou estrangeiros residentes de forma permanente há mais de 5 anos.

No caso de CDs com participação de estrangeiros, só serão aceites os artistas de nacionalidade cabo-verdiana com participação nesses mesmos trabalhos.

O comunicado diz ainda que não entrarão em competição materiais discográficos com compilações de músicas já gravadas anteriormente pelo mesmo artista.

É de realçar que só serão aceites trabalho editados em CD/DVD lançados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano anterior à cerimónia.

“O ano de validade do CD ou DVD considerado pela organização será o que está impresso no exemplar, mesmo que tenha sido lançado anteriormente ou posteriormente”, diz o comunicado.

Confira o regulamento na íntegra aqui

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.