O duplo CD “The Essencial”, de Cesária Évora, vai ser editado no próximo dia 23 de Março, anunciou hoje a discográfica Sony Music.

A edição inclui, entre outras, as canções “Sôdade”, “Angola”, “Sangue de beirona”, “Mãe carinhosa”, “Nho Antone Escaderote”, “Bia Lulucha” e “Miss Perfumado”, celebrizadas pela cantora falecida em 2011, em S. Vicente, Cabo Verde.

A discográfica afirma que Cesária Évora “foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana”.

O álbum "Miss Perfumado" internacionalizou-a, tendo Cesária colaborado com diversos nomes da música internacional, nomeadamente os brasileiros Marisa Monte e Caetano Veloso, entre outros.

A cantora recebeu um Grammy para o Melhor Álbum Contemporâneo de “World Music” e foi condecorada com a Legião de Honra, pelo presidente francês Jacques Chirac, em 2007.

Quando da entrega da condecoração, a então ministra francesa da Cultura e Comunicação, Christine Albanel, destacou o papel desenvolvido pela artista no panorama cultural e, em particular, na área musical a nível mundial.

Cesária Évora "fez entrar os ritmos cabo-verdianos no património musical mundial", disse a ministra francesa, referindo que, apesar do sucesso e das muitas distinções, Cesária Évora "continuou a ser essa cantora de presença descontraída, que o público, maravilhado, descobriu em Lisboa e depois em Paris."

“Era a ‘diva dos pés descalços’, a ‘embaixadora da morna’, a ‘rainha da música cabo-verdiana’”, remata a discográfica.