Ngunda, nome artístico de Adérito Fernandes, significa pomba na língua dos nativos de África do Sul e, segundo disse em declarações à Inforpress, optou por colocar este nome com vista a transmitir mensagens positivas aos jovens, através das suas músicas.

Este jovem da comunidade de Tira Chapéu e formado em Sociologia, preocupado com os problemas sociais e a onda de violência que assolava o seu bairro, resolveu entrar num movimento que usavam a dança para transmitir mensagens de consciencialização e para resgatar os jovens apelidados de “Thugs”.

Depois disso, MC Ngunda resolveu seguir este caminho ingressando pela área da música, ao lançar nas plataformas digitais o seu primeiro mixtap, intitulado “Verdadi ta fere” (verdade machuca).

Cinco anos depois, este jovem regressa com o álbum “Spira na Son” composto por dez faixas musicais e produzido por Ivan Medina, Habiro Bits e Nito G.

“Este título tem duplo sentido, isto é, o meu objetivo é inspirar a minha nação e ao ouvir as minhas músicas as pessoas se inspiram no meu som. Tem dez faixas musicais e podem encontrar um hip hop mais acústico sempre na linha de transmitir mensagem”, disse.

“Nha inspirason” (Minha inspiração), “Rekonsiliason” (Reconciliação), “Good Vibe” (Boa Vibração), “Lenda”, “Orgulho d´ladu” (Orgulho de lado), “Vida e arti” (Vida e Arte)”, “E ka culpa d’mininu” (Não é culpa do menino), “Puto sa tá Kria” (Criança está a crescer), “Rostu d´Afrika” (Rosto de África) e “Rip” são as músicas que compõem este álbum.

“InSpira na Son”, informou, conta com a participação de Princezito, Maia Neves, Fattú Djakité e Sté Yepson e todas as composições são da sua autoria e retratam os problemas sociais e a vivência na sua comunidade.

MC Ngunda já fez a primeira apresentação do álbum na sua comunidade, onde, segundo disse, foi “bem aceite” e, neste momento, está a programar a promoção do álbum em outros pontos do país.

A primeira paragem é na ilha do maio onde tem previsto um espetáculo no dia 24 de julho.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.