O mítico grupo de funaná Ferro Gaita celebra 24 anos de existência no dia 22 de julho. Tendo em conta a situação de pandemia e para não deixar a data passar em branco, o grupo promove um concerto transmitido online no sábado dia 25, a partir das 17h30.

O dia de aniversário oficial é 22 de julho, mas é no próximo dia 25, sábado, a partir das 17h30, que os fãs do grupo Ferro Gaita vão poder recordar alguns dos sucessos que marcaram os 24 anos de existência do coletivo.

Segundo Augusto (Gugas) Veiga, serão cerca de 1h15 minutos de show que vão percorrer os cinco álbuns de originais do grupo. O evento vai para o ar a partir da horta de um dos elementos do grupo - Iduino Tavares – em Fundo Baixo e vai ser transmitido online em direto no Facebook Oficial dos Ferro Gaita.

O evento contou com o apoio de algumas empresas e a transmissão em direto acontece com o apoio técnico da Prisma Vídeos e da Mariu’s Produções, adianta o representante do grupo.

“Esta é a forma que encontramos para assinalar o dia e dependendo do feedback podemos fazer futuramente outra livestream noutros moldes”, assegura Gugas Veiga e acrescenta que o evento é gratuito.

Numa conjuntura difícil também para o sector da cultura, o produtor musical explica que para os Ferro Gaita também o “baque foi grande” com cerca de 30 e tal shows adiados ou cancelados, mas garante que o grupo está a tentar dar a volta à situação com parcerias diversas, quer públicas quer privadas.

“Com pedidos de moratórias e de empréstimo ainda em standby”, Gugas Veiga defende que é altura de tentar ser criativo para ultrapassar a situação.

Enquanto se aguarda a evolução da situação da pandemia, o produtor explica que o grupo também espera pela confirmação dos shows que estavam previstos para este ano em Portugal (em setembro próximo) e na França (previstos para novembro e dezembro).

Para já a retoma a sério só deverá acontecer em 2021, ano em que o grupo celebra 25 anos e tem planeada uma tournée internacional que à partida deveria abranger a América, a Europa e o continente africano.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.