Augusto Veiga, mais conhecido por Gugas, falava aos jornalistas em conferência de imprensa, na cidade da Praia, durante a apresentação do programa de mais uma edição do Atlantic Music Expo (AME), tendo adiantado que este ano a organização registou um total de 450 candidaturas nacionais e internacionais.

“Abrimos concurso para os artistas nacionais e internacionais online desde o mês de Agosto, tivemos cerca de 450 candidaturas internacionais e nacionais e foram escolhidas 26. Temos uma parte do DJ, falta mais três DJ internacionais e três nacionais”, realçou.

Desses 26 artistas e grupos 13 são nacionais, incluindo cabo-verdianos residentes na diáspora, e 13 internacionais, uma selecção que foi feita pelo júri de carácter internacional composto por uma indiana, uma italiana e uma cabo-verdiana residente na Costa do Marfim.

Conforme indicou, foram escolhidos artistas e grupos musicais da França, Burquina Faso, Cabo Verde, Espanha, Haiti, Brasil, Nigéria, Benin, Portugal, Tunísia, Ilhas Maurícias, Guiné-Bissau, Canadá e Hungria.

“O AME vai ser de 13 a 16 de Abril, a abertura será no dia 13 na Assembleia Nacional e a parte dos shows-cases, conferências terão lugar no Platô.  O Governo através do Fundo do Turismo entra com 10 mil contos”, disse, referindo, por outro lado, que o orçamento considerado “ideal” pela a organização, para a realização do evento, ronda os 18 mil contos.

Relativamente à participação de jornalistas e delegados internacionais este ano, segundo Augusto Veiga, foram convidados 30 jornalistas de várias nacionalidades e 50 delegados de diferentes países, adiantando, por outro lado, que existe um grupo que vem por conta própria.

Fez saber, por outro lado, que será divulgado posteriormente o estudo sobre o impacto financeiro do AME na economia cabo-verdiana no geral e na da Praia em particular.

O AME 2020 conta com a participação de artistas e grupos como Grem Seme, Kanazoé Orkestra, Os Tubaroes, Sucos Duo, Nátche, Daneil Bellegarde, Silvestre, Bruno Capinan, Adé da Costa, Jéssica Bongos, Jennifer Soledad, Banda Marino, Serge Ananou.

Constam ainda do programa nomes como Scuru Fitchadu, Karlon Krioulo, Trakinuz, Oudji, King Abid, El Tabla, Eneida Marta, H´São, Azágua, Cordas do Sol, Aurus e Edgar Sekloka.

O AME-CV é uma feira mundial da música onde profissionais da música, ‘managers’, produtores, jornalistas, empresários, directores de salas e de festivais, agentes, ‘bookers’, distribuidores, videastas, fotógrafos, fabricantes de instrumentos, equipamentos e acessórios diversos, de todo o mundo, expõem os seus produtos e reflectem sobre a sua área de actividade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.