Lura vai prestar homenagem a Cestaria Évora, no próximo dia 08 de Novembro, num espectáculo que terá como palco o cinema de São Jorge em Lisboa, Portugal.

Segundo a página oficial da Embaixada de Cabo Verde em Portugal na internet, o concerto faz parte da programação do Misty Fest e é redigido como uma homenagem, e uma celebração de uma das grandes vozes de África, de uma das mais fiéis representantes da alma de Cabo Verde pela mão de uma sua filha espiritual.

Por seu lado, Lura defende que a música da Cesária Évora tem a força da identidade cabo-verdiana, das emoções da partida, do reencontro, do ter que partir quando se quer muito ficar junto dos mais queridos, mas também da vivacidade e alegria naturais do povo cabo-verdiano, acrescentando que ouvir a sua música é reviver com nostalgia momentos e histórias que nunca viveu.

O repertório será composto por temas que ressoam constantemente entre as rochas de Cabo Verde nomeadamente “10 Grãozinhos di Terra”, “Mar de Canal”, “Sodade”, “Nutridinha”, “Sangue de Berona”, e entre outros.

Lura começou por se fazer notar ainda nos anos 90, no projeto Red Hot + Lisbon, quando as cores quentes da sua música puderam mostrar-se a uma audiência mais global, percurso que a levou a recolher muitos elogios além-fronteiras, e a fazer a abertura de espectáculos da “Diva dos Pés Descalços” chegando mesmo a assinar alguns duetos.

Tudo isto faz da cantora, a sucessora natural de Cesária Évora, e o seu novo espectáculo assume-se como uma sentida vénia a Cesária Évora, uma homenagem que precisou de tempo para ser posta de pé.

A cantora cabo-verdiana Cesária Évora, faleceu a 17 de Dezembro de 2011