Indira Jéssica Rocha Mendes tem 25 anos e nasceu na cidade da Praia. Em entrevista ao SAPO, a jovem que é professora de Inglês diz que desde criança é apaixonada pela música.

“Desde criança eu era a menina que estava sempre a cantar. Cantava no grupo coral da minha igreja, nas atividades da escola quando frequentei o ensino básico, no secundário e até no ensino superior”.

Com 17 anos surgiu a oportunidade de participar no concurso musical “Talento Strela”. “Participei no concurso, mas fiquei somente na fase de casting porque ainda não tinha completado 18 anos. Cheguei a cantar e recebi elogios da Tété Alhinho que era um dos elementos do júri na altura”.

Indira conta que teve de abdicar da música durante algum tempo para se focar mais nos estudos. Atualmente, a jovem que reside no bairro da Calabaceira é professora de Inglês, formada pela Universidade de Cabo Verde.

O talento de Indira despertou a atenção do público recentemente com um vídeo em que surge a cantar e que foi divulgado na sua página na rede social Facebook.

“No período de confinamento queria ocupar o tempo e numa brincadeira decidi divulgar um vídeo a fazer rap. Logo após a sua divulgação, o vídeo tornou-se viral”, conta a jovem que diz que ficou surpresa com a reação das pessoas, com tantas partilhas e envio de mensagens positivas.

No vídeo, Indira surge a interpretar o tema “Pa poi” do rapper Manolo. Foi com a repercussão deste vídeo que Indira teve a sua oportunidade de gravar o primeiro single.

“Foi algo inédito e que não estava à espera. A partir do vídeo, a cantora Elida Almeida ficou impressionada e entrou em contacto com o José (Djô) da Silva, da Harmonia, e logo surgiu o interesse da produtora que me desafiou a investir na música mais a sério”.

Com a aposta da Harmonia surgiu a oportunidade de lançar o seu primeiro trabalho musical intitulado “Gato Loja”, cuja a letra é da autoria de Manolo. “É uma pessoa que admiro muito não só pela nossa parceria, cumplicidade e irmandade, mas pela sua personalidade e maneira de ser”.

Gato Loja, um tema que fala do empoderamento

O tema Gato Loja é um retrato da sociedade atual e foi lançado no dia 10 de julho. Segundo a artista, a música transmite uma mensagem de empoderamento feminino.

“É uma mensagem de alerta para as mulheres para que sejam independentes e não se iludam nem permitam ser desvalorizadas e desrespeitadas. O tema pretende demonstrar que podemos ser o que quisermos sem precisar de nenhum “gato loja”, porque há muitos homens que tentam iludir e aproximar-se das mulheres só para se exibirem e tudo não passa de uma mera conquista”.

Apesar do tema ser num estilo hip hop, a artista diz não ter um estilo que a defina. “Sempre fui uma consumidora eclética, ouço e canto estilos diferentes. Procuro viajar em diferentes ritmos e estilos musicais, e é esta versatilidade que me carateriza e define como artista”.

O vídeo “Gato Loja” foi realizado pela Clacket e conta com a produção da Harmonia.

Após o lançamento do single Indira diz que o feedback tem sido positivo. “Tenho recebido muitas mensagens de força e muitas pessoas gostaram da música, sobretudo as mulheres, pelo facto de ser uma mensagem de empoderamento feminino”.

A jovem que está a preparar novos trabalhos para breve, pretende mais tarde lançar um EP, e quiçá consolidar a sua carreira musical com um álbum.

“Pretendo continuar e presentear os meus fãs com novos trabalhos e estilos diferentes e bonitos de ver e ouvir. A música para mim é a paz que habita em minha alma e a alegria do meu ser”.

Questionada como tem sido o impacto da pandemia no início da carreia musical, Indira diz que tudo tem o seu lado positivo.

“Foi durante a quarentena que decidi fazer o vídeo, se calhar pelo facto de ter tido tempo de sobra, o que acabou por ser bom devido à repercussão que o vídeo teve. Mas por outro lado, é uma limitação visto que em termos de convites para atuar em shows este momento ainda não é oportuno”.

Edna da Veiga/Estagiária

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.