Em declarações à Inforpress, o manager do grupo, Augusto (Gugas) Veiga, disse que o grupo continua forte, com um repertório renovado, com músicas novas disponibilizadas no último semestre e motivado para fazer mais.

Este ano, está previsto o lançamento de mais dois singles, mas no que toca ao lançamento do novo álbum, Gugas Veiga adiantou que há perspetiva para o próximo ano ou para daqui a dois anos quando celebrarem os 25 anos de carreira.

O grupo que tem participado em vários festivais musicais no país e realizado concertos no estrangeiro, vai continuar neste verão a subir os palcos dos festivais municipais, nomeadamente de São Miguel, Curraletes em São Antão e o festival na ilha do maio.

A nível internacional, informou que o grupo tem previsto vários shows, durante o mês de setembro, nos Estados Unidos de América.

Para não deixar a data passar em branco, o grupo organiza um convívio musical entre elementos dos Ferro Gaita, família e migos.

O grupo musical Ferro Gaita foi criado no dia 22 de julho de 1996 por Iduino, e mais dois jovens músicos, Chando e Feliciano (que já não pertencem mais ao grupo), que descobriram na gaita, no ferro, na bateria e na viola baixo, novos caminhos para o funaná.

Estes iniciaram as suas atuações em bares e em concertos de rua, cedo chamaram a atenção das pessoas pelo som quente e diferente que apresentavam, tendo como corolário o convite para participar num dos maiores festivais de Cabo Verde em maio de 97, o festival da Gambôa, na Praia, ilha de Santiago.

Em junho de 1997, o grupo gravou em Rotterdam (Holanda) o seu primeiro CD “Fundu Baxu”, tendo como base o funaná.

Depois de 2 anos a atuar em vários pontos do mundo e em Cabo Verde, em setembro e outubro de 1999, o grupo gravou em Brockton (EUA), o seu segundo CD “Rei di Tabanka”.

Nos anos seguintes, o grupo publica mais dois CD, em 2001 “Rei de Funana”, uma compilação de dez músicas dos dois primeiros CD e 2003 “Bandera Liberdadi”.

Em outubro de 2006, Ferro Gaita gravou o CD/DVD ao vivo na Praia de nome “Ferro Gaita ao Vivo – Finkadu na Raiz”, como forma de comemorar o seu 10º aniversário, tendo o mesmo chegado ao mercado em dezembro de 2006 . Em 2015 lançaram o CD “Festa Fora”, uma compilação CD/DVD gravado ao vivo.

Em 2007, o grupo foi distinguido pelo Governo de Cabo Verde com a medalha de mérito cultural da 1ª classe e homenageado pelo ministro da Cultura de Cabo Vede.

Ao longo dos 23 anos, receberam várias condecorações em Cabo Verde, prémios musicais, entre os quais dois troféus CVMA, e já tocaram em diversas salas de espetáculos pelo mundo.

Fazem parte da banda: Estevão Tavares conhecido por Iduino, Emanuel Tavares (Manel), Carlos Alberto Pereira Lopes conhecido por Bino Branco, Mário Mendonça (Betinho), Luís da Veiga, José Varela e Frutuoso Pina (Pitó).

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.