A atriz Gina Rodríguez vai destinar o dinheiro que seria usado na sua campanha para os Emmys para financiar a carreira universitária de uma jovem estudante em situação ilegal, informaram a comunicação social esta quinta-feira (21).

A atriz de 33 anos compete por uma nomeação para os prémios mais importantes da televisão pela quarta temporada da sua série de comédia "Jane the Virgin", transmitida pelo canal CW.

Contudo, não quer entrar no que chama de "extravagante baile" da campanha para que a série seja "considerada" na disputa pelo prémio.

"Qualquer coisa que você faça requer uma grande quantidade de dinheiro", disse a atriz, que é filha de pais porto-riquenhos, ao The Hollywood Reporter.

O dinheiro, que em geral é investido em campanhas, material promocional, festas e projeções especiais, desta vez irá para uma bolsa na reconhecida Universidade de Princeton para financiar os estudos, durante quatro anos, de uma jovem indocumentada.

"A nossa série sempre aproveitou as oportunidades para me ajudar a fazer algo pela comunidade latina", explicou a intérprete de 33 anos. "Assim, perguntei ao meu produtor executivo Jennie (Snyder Urman) se podíamos fazer algo diferente com o dinheiro este ano".

Ambientada em Miami, "Jane the Virgin" reúne um elenco majoritariamente hispânico para contar a história de uma jovem muito religiosa e virgem que é acidentalmente inseminada durante uma visita ao ginecologista.

Gina Rodríguez venceu o Globo de Ouro em 2015 pelo seu papel, que até agora não lhe valeu nenhuma nomeação para os Emmys.

"É um tabu falar sobre como se gasta o dinheiro, é a realidade", disse Rodríguez, que pertence ao Hispanic Scholarship Fund desde 2015. "Acho que dividir isso pode inspirar outras pessoas a fazer algo parecido".

As nomeações para os Emmys serão anunciadas em julho.

A AFP contactou a equipe de Rodríguez, que até agora não respondeu a um pedido de comentário.