Numa altura em que muitos artistas apostam em lançamento de ‘Extended Play’ (EP) ou em singles, o grupo Ferro Gaita não foge a regra e aposta também em lançamento de músicas individualmente.

Em conversa com à Inforpress, Iduino disse que ainda não decidiram se vão ou não lançar um álbum, mas que aos poucos vão compondo músicas novas para lançar nas plataformas digitais.

“Só depois de junho é que vamos ver o que podemos fazer a nível das gravações. Se reparamos bem, hoje em dia os músicos não estão a gravar CD, mas sim somente single porque com CD não temos um retorno, só temos esse retorno nos shows”, afirmou.

Foi neste sentido que, no final do ano, o grupo lançou o single “Pon di Fonga”, uma composição do músico Romeu de Lourdes, que homenageia Fonga, uma senhora já falecida que no seu tempo de vida fazia pães à moda antiga, na localidade de Vila Nova.

“Esta música mostra ainda a tradição e a beleza de Cabo Verde durante a época de chuva, onde tudo é verde”, referiu.

O grupo vai ainda disponibilizar, depois do dia 15, mais um single, cuja composição é do músico João Cirilo, em que, ao ritmo do funaná e com a interpretação e mixagem dos Ferro Gaita, “criticam a ação das mulheres que são interesseiras”.

Relativamente a concertos, o manager Augusto Veiga informou que o grupo inicia o ano com a participação no Festival de Música de Santo Amaro, no Tarrafal de Santiago, previsto para o dia 12.

Entre março e maio o grupo estará em digressão pela Europa e Estados Unidos de América e no verão, entre junho e agosto, vão estar no país para participar em festivais nas diversas ilhas.