Fantcha encontra-se em Cabo Verde para o lançamento de “Nos Caminhada”, um projeto da cantora e Bau em homenagem à Diva dos Pés Descalços.

“ ‘Nos Caminhada’ é um tema que escrevi em homenagem à Cesária Évora e a letra conta um pouco da história da nossa convivência, do nosso companheirismo e da nossa amizade nos anos 80”, diz Fantcha.

O CD, todo acústico, é composto por doze faixas e conta com a produção musical do artista Bau e a participação especial de Teófilo Chantre, que faz dueto com a cantora na música “Nos Caminhada”.

As letras dos temas que compõem o álbum são de autoria de vários artistas nacionais como B.Leza, Frank Cavaquim, Ti Goi, Betú, Teófilo Chantre e Mário Lúcio. “Gravamos também cinco clássicos de Cesária Évora”, salienta Fantcha.

Bau e Fantcha revelaram ao SAPO Muzika que o álbum, idealizado por ambos, é “uma forma de preservar a música cabo-verdiana para as gerações vindouras, bem como para aqueles que estão a iniciar na música, para dar continuidade ao legado de Cize em levar a música cabo-verdiana mais para frente”.

“Nos Caminhada” foi lançado no dia 10 na ilha do Sal, na inauguração do Llana Beach Resort, e nesta quinta-feira, 15, na Académia Jota Monte, no Mindelo.

De acordo com Fantcha a apresentação no Sal foi “linda” e na ilha de Cize sentiram “acarinhados” pelo público. “Até agora, podemos dizer que estamos felizes porque o álbum está a ter boa aceitação”.

Neste sábado, 17, será a vez da cidade da Praia receber “Nos Caminhada”. O show acontece pelas 21h30 no Auditório Nacional e os bilhetes custam 1000$00.

“Esperamos receber o mesmo carinho das outras ilhas porque não só estamos a homenagear Cesária Évora como também para acarinha-la e celebra-la. Então espero que o público esteja connosco, nem que seja espiritualmente, para celebramos esses doze títulos, especialmente a letra ‘Nos Caminhada’. Cesária Évora era uma pessoa iluminada e grande deusa da música tradicional, então ela merece essa homenagem”, disse Fantcha.

Depois do concerto na Praia, a cantora vai regressar à ilha de São Vicente e Sal onde tem alguns concertos agendados. Depois será a vez de Europa e Estados Unidos receberem “Nos Caminhada”. “Faz 5 anos do falecimento de Cesária Évora e como trata-se de uma homenagem a ela, tínhamos que lançar o CD primeiro em Cabo Verde”, disse a mesma fonte.

No que tange a projetos futuros, Fantcha diz “a caminhada já começou e agora é dar continuidade”.