Depois de terem começado o ano ao ritmo do afrobeat, os 2Much regressam à sua raíz, a Kizomba, com o lançamento do tema ‘Criola,’, em exclusivo no SAPO. Uma homenagem especial à mulher cabo-verdiana, mas também a todas as que celebram este Dia da Mulher.

A beleza é um dos atributos da mulher aqui representada, mas também, e principalmente, o facto de ser uma mulher que se agarra e orgulha da sua tradição.

“Surgiu-nos a inspiração para este tema, que acabou por ser uma homenagem a todas as mulheres crioulas, esposas, mães, todas.”, explica Cox.

AP confessa que “a mãe é sempre a inspiração máxima” e a primeira de quem se lembra quando o assunto é um exemplo a seguir. “Ela é a típica mulher cabo-verdiana, batalhadora, que gosta muito de limpar a casa e se esforça pela educação dos filhos. Apesar de eu não ter nascido em Cabo Verde, foi dela que recebi a tradição e também dos meus avós”, conta em entrevista ao SAPO.

Por tudo isto, o sucesso dos 2Much, um grupo com raízes profundas em Cabo Verde e a cantar muitas vezes em crioulo, acaba por se dever também a estas mães, que fazem chegar à Europa e a outras partes do mundo o legado da sua terra natal.

Todas a mulheres podem ser trabalhadoras e bonitas, mas a verdade é que, para os cabo-verdianos, as suas mulheres são sempre as melhores, acreditam. “Os cabo-verdianos são um povo muito orgulhoso. Por terem tanto orgulho no que é nosso, valorizam sempre mais as suas mulheres e gostam de ter em casa uma mulher cabo-verdiana. Somos pequenos, mas somos grandes e esse orgulho, muitas vezes, é o que nos faz crescer”, afirma Cox.

O ano começou em grande para os 2Much com o lançamento do single ‘Um Grog’, com a participação de Loreta e Blacka, que já ultrapassou a barreira das 250 mil visualizações e chegou a estar entre as 50 mais populares do Youtube Portugal.

Agora, regressam ao mercado da kizomba e prometem mais novidades neste estilo, mas não só, tal como participações interessantes.