Dia 31 de julho era a data limite para o canal israelita KAN fazer o depósito de segurança de 12 milhões de euros nas contas da organização, a EBU -European Broadcasting Union. Um dia antes, a estação televisiva pediu um alargamento do prazo, que foi aceite - agora, a KAN tem até 14 agosto para entregar o valor para assegurar a realização do Festival Eurovisão da Canção em Israel.

Na carta de resposta, a EBU frisa que o "processo é crítico", avisando que poderá não aceder a novas alterações no calendário.

Antes da decisão da organização, a KAN enviou também uma carta ao ministro da comunicação de Israel, Ayoob Kara, onde era sublinhado que o canal não poderia produzir o festival da Eurovisão sem a ajuda do governo, a começar pelo depósito de segurança.

Até ao momento, nenhuma fonte oficial do governo de Israel se pronunciou sobre o financiamento do festival.

Segundo o jornal Yedioth Ahronoth, o ministro das finanças não quer disponibilizar os 12 milhões - a má relação entre o governo e os responsáveis pelo canal KAN é um dos motivos apontados. Porém, segundo site Globe, a estação de televisão e o estado já chegaram a uma acordo, que deverá ser cumprido nos próximos dias.