Roy Job, Lucibela, Nancy Vieira, Dudu Araújo e Loony Johnson são alguns dos artistas mais nomeados da IX edição dos prémios da música cabo-verdiana, os Cabo Verde Music Awards by Unitel T+. Os nomes foram dados a conhecer pelo júri esta tarde, dia 19, em conferência de imprensa, no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

A administradora dos CVMA, Dilza Soulé, fez questão de salientar que este ano a gala dos CVMA, que tem como lema “A nossa música, o som das nossas ilhas”, vai contar com algumas inovações nomeadamente com uma nova equipa de produção (Zito Sequeira, Vado Semedo e Teresa Sofia Fortes são os nomes adiantados previamente pela organização).

Agradecendo o apoio dos parceiros do evento, a administradora frizou que o orçamento para este ano, para realizar uma gala, conforme almejado pela organização, ainda não está completo, também devido à redução do apoio do principal patrocinador, e apelou ao apoio financeiro “fundamental” por parte do ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, MCIC, neste sentido.

A diretora de marketing da Unitel T+, Ércia Paim, confirmou a redução do orçamento, mas afirmou que a empresa continua a investir fortemente nos CVMA, sendo este um dos grandes eventos que a empresa vai continuar a patrocinar por alguns anos.

Presente no local, o diretor-geral das Artes e Indústrias Criativas (DGAIC), Adilson Gomes, deixou a promessa de que o MCIC vai continuar a ser um “parceiro fiel” dos CVMA, enquanto um evento que “estimula a qualidade da música cabo-verdiana”, sem entrar em detalhes quanto ao financiamento.

Mais à frente, Dilza Soulé adiantou ao SAPO Muzika que o orçamento para o evento ronda os 12 mil contos. Para além dos parceiros referidos anteriormente a gala conta com o apoio financeiro da edilidade da Praia.

Transmissão televisiva

De recordar que a gala acontece no dia 4 de maio, na cidade da Praia, e que este ano, depois de uma quebra de duas edições, terá novamente transmissão na televisão pública nacional, TCV, bem como na rádio pública, RCV, adiantou aos presentes a representante da RTC, Indira Araújo.

Segundo Dilza Soulé, a passadeira vermelha vai começar pontualmente às 20h00 e a gala às 21h00.

Quanto aos apresentadores desta edição, os nomes vão ser conhecidos na próxima semana, mas a organização adianta que são duas caras conhecidas, sendo o apresentador um cabo-verdiano que trabalha num canal português. O evento vai contar igualmente com convidados internacionais e com uma after-party, em local a anunciar.

Difícil escolha dos nomeados

O júri liderado por Mário (Russo) Bettencourt deu a conhecer aos presentes a lista dos artistas nomeados em 16 das 17 categorias a concurso. Segundo o presidente do júri, a tarefa de escolher os nomeados, como já é habitual, não foi de todo fácil, apesar do valioso contributo das comissões regionais, e que houve poucos consensos entre os membros dos jurados, o que levou ao debate.

“Como em todos os concursos há controvérsia. Tentamos ser o mais coerentes e o mais corretos com o material que tínhamos em mãos”, afirmou Mário Bettencourt que fez questão de  elogiar a qualidade dos trabalhos a concurso e de salientar que a lista final é equilibrada e que “espelha um pouco do que se faz da música no país, neste momento”.

Depois das alterações nos nomeados, Lucibela fica com cinco nomeações, liderando a lista dos nomeados. Segue-se Dudu Araújo que fica assim com 4 nomeações, juntando-se a Roy Job e agora Loony Johnson ( 4 ft. Zeca Nha Reinalda). De seguida surgem Nancy Vieira, Djodje (2 ft. Jimmy P) e agora Elji e Rapaz 100 Juiz (ft. Calema) que têm 3 nomeações cada um. Confira a lista completa aqui

As categorias de votação popular são: Melhor em Palco e em Artista Revelação, parcialmente, e a categoria Música Popular do Ano, que é inteiramente de votação do público.

De salientar que para Música Popular do Ano estão nomeados Homi Grandi, de Loony Johnson ft. Zeca Nha Reinalda; Preparado de Rapaz 100 Juiz ft. Calema e Txeca Mo Ke ta Dal, de Leo Pereira ft. Big Z Patronato.

NOTÍCIA ATUALIZADA NO DIA 22 DE MARÇO ( ALTERAÇÕES NOS NOMEADOS)

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.