Depois de ter anunciado que Ga DaLomba é o Artista Solidário da 8ª edição dos Cabo Verde Music Awards (CVMA), a organização do evento faz saber em comunicado que a Menção Honrosa na categoria Compositor vai para o artista Adalberto Silva, mais conhecido por Betu.

Segundo a organização, esta categoria premeia, a cada ano, uma personalidade que se destaca como um criador de excelência.

“A atribuição desta Menção Honrosa a Betu tem em conta a sua carreira, as dezenas de composições produzidas e um portfólio composto maioritariamente por mornas. “Pela excelência do seu trabalho, gravado por alguns dos intérpretes de maior renome da música nacional, o júri entendeu atribuir a Betu a Menção Honrosa Compositor”, diz o mesmo comunicado

Adalbeto Silva "Betu" nasceu em 1961 na ilha do Maio no seio de uma família de músicos. Apaixonado pela música, Betu, como é carinhosamente conhecido, começou a compor ainda jovem e cedo elegeu o seu estilo musical por excelência: a Morna.

Hoje soma mais de uma centena de composições que foram gravadas e interpretadas por alguns dos maiores nomes da música cabo-verdiana. Das suas composições mais de 90% são mornas.

Ainda esta semana, a organização dos CVMA vai anunciar as Menções Honrosas para Animador/Profissional de Comunicação Social, Músicas da nossa vida e DJ. “São categorias que destacam determinadas personalidades da música nacional cujo percurso é merecedor de uma distinção”, diz o mesmo comunicado.