A informação foi dada hoje à Inforpress por Filomena Delgado, da organização do evento, tendo adiantado que, este ano, pretendem reunir na capital do país cerca de 140 pessoas, entre coralistas, instrumentistas, coreógrafos e regentes.

A nível internacional, a responsável avançou que além da participação dos coros de Brasil e de Portugal vão contar com a presença do coro do Senegal.

A nível nacional, indicou, vão fazer parte deste evento além do Grupo Coral Orfeão da Praia, os coros da Ilha de Santo Antão, da Academia Cesária Évora, dos Escuteiros de São Domingos, da Escola Pentagrama, da Escola Les Alizes, e o coro Nazareno.

Nesta edição do FestiCoral, que marca o 10º aniversário da retoma das atividades coralistas do Orfeão da Praia, vão ser realizados workshops sobre técnicas de canto coral, expressão corporal, regência de coros e teatralização musical, ministrados por regentes e formandos de grupos corais estrangeiros, possibilitando a troca de conhecimentos entre os participantes.

Com esta iniciativa, de acordo com um comunicado, a organização pretende, também, divulgar estilos musicais de cada país participante, do erudito ao popular, do regional ao folclórico, bem como incentivar a prática do canto coral, contribuindo assim para o surgimento de novos grupos corais.

Para a organização, um acontecimento desta envergadura, além de contribuir para a dinamização da música cabo-verdiana na sua “faceta polifónica e estilizada”, servirá para “catapultar Cabo Verde nos palcos da ribalta internacional”, bem como “promover o conhecimento das ilhas, o aumento do fluxo turístico em direção a Cabo Verde e a notoriedade que o país poderá granjear no cenário mundial”.

A primeira edição do Festival Internacional do Coral aconteceu em dezembro de 2016 e reuniu cerca de 160 coristas de Cabo Verde, Brasil e Portugal.

Orfeão da Praia é uma associação cultural sem fins lucrativos que vem trabalhando desde 2009, em prol da divulgação da música cabo-verdiana não só na ilha de Santiago, mas também nos países d´além-mar, contando dessa altura a esta parte com um número de atuações bastante significativo.