A Cesária Évora Orchestra actuou na noite de quinta-feira, 23, no Showcase da Womex - World Music Expo, em Santiago de Compostela, num concerto que teve casa cheia e “emocionante” para os elementos que compõem a banda cabo-verdiana.

O certame, que aconteceu 20 anos depois da Diva dos Pés Descalços ter actuado em Berlim na primeira edição da Womex, decorre até sábado, 25, e reúne mais de 2.500 profissionais do mundo da música em Santiago de Compostela.

Numa actuação de 45 minutos, a banda cabo-verdiana interpretou cancões que marcaram a carreira de Cesárea Évora e fizeram o público dançar e a cantar recordando Cize, entre as quais “Sangui de Berrona e “ São Vicente é um brasilin”.

Nancy Vieira confessou que foi “um privilégio” e “uma ocasião muito especial” poder partilhar o palco com um grupo de músicos que acompanharam a Cesárea Évora, em diferentes momentos.

“O espírito de Cesária está sempre connosco, mesmo nos momentos em que não estamos em palco, quando estamos nos ensaios e nos preparativos para os espectáculos, está sempre connosco” disse Nancy Vieira.

Emocionada estava também Jennifer Solidad que reconheceu que é uma “grande responsabilidade” cantar as músicas de Cesária Évora, sobretudo para ela que tem uma voz muito diferente.

“É um sonho, é muita emoção, é muita coisa junta”, partilhou a cantora que admite que a vibração do público ajudou a orquestra a descontrair no palco.

Da Womex, os artistas cabo-verdianos esperam que saiam muitos espectáculos.

A espectativa da Nancy Vieira é que os programadores de espectáculos e agentes tenham gostado e queiram muitos concertos, que permita a Orquestra recordar Cesárea Évora, em muitos dos palcos por onde ela levou a música de Cabo Verde.

O Showcase da Cesária Évora Orchestra é um de entre 15 que acontecem, em cada uma das três noites, em diferentes espaços, com artistas de mais de 90 países, que procuram novos mercados.

El Gusto Orquestra, formado por músicos de Argélia e França, e o conhecido cantor brasileiro Ed Motta actuaram no mesmo palco que a Cesária Évora Orchestra, que partiu para Lisboa, para mais um espectáculo, esta noite.