Laura Gomes, uma das organizadoras, contou à Inforpress que esta ideia “copiada” da realizada na cidade da Praia, vem desde o ano passado.

Conforme a mesma, no ano anterior fizeram alguma coisa, mas não foi como pretendiam e este ano este desejo de fazer algo diferente pelo natal “reactivou”.

Segundo esta organizadora, é algo que acham “interessante” e mesmo que não façam as mesmas actividades que são realizadas na Praia ou em outras paragens, porque cada um vai de acordo com as suas possibilidades, o importante é atingir o objectivo.

“Queremos fazer com que os bravenses sintam o espírito natalício de uma forma antecipada e num ambiente de muita alegria, ambiente que transmita paz”, avançou a protagonista.

Por não terem meios e recursos suficientes, procuraram a pareceria da câmara municipal, que lhes apoiou com espaço e alguns materiais. Acrescentou que os grupos convidados estão cientes de que não há nenhuma compensação.

Do programa da “Noite Branca” consta uma actuação musical da escola de música da Brava, dança com os alunos da escola de Lém, declamação de poesias, actuação teatral, actuação de grupos corais de diversas igrejas, entre outros.

Questionada sobre as dificuldades que estão a enfrentar para organizar uma actividade do tipo, elencou que a maior é a falta de participação por parte das pessoas e grupos convidados que, normalmente, acabam por desistir em cima da hora, quando a programação já está concluída e divulgada.

Mas, para prevenir este entrave, as organizadoras estão experimentando uma estratégia diferente.

“Dos grupos que convidamos, arranjamos um líder para cada um aqui no liceu, que incentivamos e, por sua vez, motiva os outros membros do grupo”, disse Laura Gomes, acrescentando que esta foi a única forma de incentivo e um passo para garantir a participação dos grupos já confirmados.

Por este motivo, salientou que na ilha não se faz muitas actividades, talvez por falta de dinamismo de pessoas e motivação, porque há espaço que permite a realização de diversas actividades.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.