Os artistas cabo-verdianos Batchart e Djam Neguin juntaram-se para lançar neste mês de setembro o projeto artístico interventivo “Sê Kel K Bo Ê - Setembro Amarelo”. Segundo comunicado, o principal objetivo desta iniciativa é o despertar de consciências e trazer esta reflexão coletiva para debate, sobretudo no cenário atual.

Assinala-se hoje, dia 10 de setembro, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. De resto, todo o mês é dedicado à Campanha Setembro Amarelo, com foco nesta temática e é tendo em conta esta premissa e o panorama atual que se vive no mundo e no país no contexto da pandemia, que os dois artistas e ativistas sociais se juntaram nesta iniciativa.

“Como sabemos são várias as consequências da covid-19, entre elas o desemprego, o distanciamento, a crise, etc., e por sua vez esses fatores influenciam diretamente no psicológico das pessoas, levando o indivíduo à depressão e stress questão entre as principais causas do suicídio.

Segundo uma tese defendida pela Janilsa Gonçalves, no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida de Portugal, 1 em cada 3 adolescente em Cabo Verde já teve um pensamento suicida, um dado preocupante porque com a crise que se vive hoje no país, esse fator tende a aumentar”, explica o comunicado da SoulArt sobre a campanha.

No âmbito da iniciativa acontece uma série de ações ligadas à prevenção do suicídio e à saúde mental que têm lugar durante o mês de setembro quer online, quer no terreno. As ações arrancam no dia 10 e vão até o dia 30 de setembro.

Um dos pontos altos da campanha é o lançamento do tema "Sê kel k bo ê", uma música sobre autoaceitação que fala da "importância de nos conectarmos connosco, de seguirmos os nossos propósitos, sem julgar os outros e sem ter necessariamente de percorrer os mesmos caminhos que achamos pré-estabelecidos socialmente".

O videoclipe do tema é lançado a 21 de setembro e o projeto culmina no dia 30 de setembro, quarta-feira, com a distribuição de fitas amarelas no Platô, na cidade da Praia.

É possível acompanhar o projeto nas redes sociais com a hastag #sekelkboê.

De salientar que “Setembro Amarelo” é uma campanha de prevenção ao suicídio que teve início no Brasil em 2015.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.