Segundo aquele responsável pela área da cultura, no festival da praia de Beach Rotcha deste ano, aprazado para os dias 08 e 09 de setembro, vão atuar o grupo Pupkulies & Tibau Tavares, Djodje, bem como Ceuzany, Elida Almeida e Fidjus de Codé di Dona. Para além desses artistas, o evento vai contar também com a prata da casa, representada pelo grupo Silver Band e o cantor Decy da Costa.

“No dia 09, vamos também ter espaço para a música reggae e contaremos com o nosso artista maiense RasMoon e fecharemos o festival com Djodje”, informou.

Queita Santos avançou ainda que as atividades alusivas à comemoração do dia do município arrancam no dia 21 de agosto e vão até o dia 09 de setembro, que culmina com o último dia do festival na praia de Beach Rotcha.

Mas antes, prevê-se a realização de atividades desportivas que vão até o dia 31, e no mesmo dia iniciam as atividades culturais com a realização de um pequeno concerto no largo do forte S. José, e está também prevista a realização da feira cultural “Nôs cultura”.

“Teremos também o concurso de voz, que este ano intitulamos Voz de Djamai, em que a primeira sessão está prevista para o dia 01, a segunda sessão será no dia 04 e a final será no dia 07 de setembro e também a feira cultural será nos dias 05 e 06 de setembro e o fecho das atividades culturais culminará com a realização do festival da praia de Beach Rotcha marcado para 08 e 09”, precisou.

Conforme adiantou, a novidade deste ano vai ser a revitalização da feira cultural com introdução de músicas tradicionais e também musicas feitas por artistas nacionais.

Um outro aspeto, acrescentou a fonte, tem que ver com a realização do primeiro encontro sobre a história da ilha a ser realizado em parceria com o Arquivo Nacional e neste âmbito prevê-se algum lançamento de livros inserido na feira do livro, a ser realizado no âmbito da parceria entre a biblioteca Municipal do Maio e o IPC (Instituto do Património Cultural) “, notou.

“Mais novidades a nível cultural, onde precisamente queremos promover um estilo mais nosso e com protagonismo dos nossos artistas, pelo que vamos ter o lançamento do CD do nosso artista Decy da Costa, que foi a revelação no AME (Atlantic Musique Expo) e para além de um outro nome ainda por confirmar”, conclui.

O orçamento para as atividades alusivas à festa do município está orçado, segundo Quieta Santos, em cerca de 6 mil contos, e conta com o patrocínio da operadora telefónica Unitel T+.