O Sodade Music Festival, que terá a primeira edição em Cabo Verde, depois de três já feitas na Holanda, é, segundo o promotor, nascido na Holanda e filho de pais cabo-verdianos, avançou à Inforpress, a realização de um “sonho”, que traz um “outro tipo de festival” a Cabo Verde com vários palcos, mas também para todas as idades.

Sendo assim, nos dias 27 e 28 de Dezembro, pretende-se encher a Praça Nova do Mindelo, o Hotel Porto Grande e o MindelHotel de “boa e variada música” com artistas locais, internacionais, e da diáspora e vários DJ, para homenagear o cantor das noites mindelenses Biús.

Um tributo que, conforme a mesma fonte, terá como cabeça de cartaz o grupo Broederliefde, formado por músicos de Cabo Verde, República Dominicana e Curação, criado na Holanda e que tem feito “muito sucesso” junto da diáspora cabo-verdiana e mesmo no arquipélago.

Entretanto, numa oferta “bem diferenciada e com vários estilos musicais” conta-se ainda a participação de nomes como Élida Almeida, Tubarões, Cordas do Sol e Ceuzany, Azagua, Roy Job, Djim Job, Tiago Silva, Melissa Fortes, Marizia do Rosário e vários outros nomes e jovens talentos da ilha de São Vicente.

“Outro dos objectivos do festival também é abrir espaço para jovens talentos, que vem despontando na rena musical”, assinalou Osvaldo dos Santos.

Além da música, o Sodade Festival Music apresenta ainda outras variantes da cultura como artesanato e gastronomia, este último item, que, segundo o promotor da Stichting Matiota, quer trazer um “pouco de Holanda” para cá.

“Os cabo-verdianos na Holanda, além de gostar muito da nossa gastronomia, também apreciam a comida holandesa, então é isso que queremos que as pessoas daqui experimentam”, explicou, adiantando também música e “muita diversão” para crianças.

Sendo assim, para festival com “várias opções” e direccionado para “diferentes públicos”, Osvaldo dos Santos convida a todos que estiverem no Mindelo a “viver e conviver num ambiente muito familiar e de muita animação”.

Com três palcos, o Sodade Festival Music vai ter entrada gratuita no palco da Praça Nova, e as apresentações nos dois hotéis custam entre 1.300 a 1.700 escudos, mas com a possibilidade de se comprar uma pulseira que permite entrada nos dois eventos.

Para além de Biús, o Sodade Music Festival já homenageou os artistas Cesária Évora, Luís Morais e Catchass.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.