Está tudo a postos para o arranque da 28ª edição do Festival Santa Maria, que acontece neste fim de semana na ilha do Sal. Segundo Raul Estrela, do Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal do Sal, os preparativos para o certame estão a correr na “normalidade”. Este ano, o evento conta com novas regras no acesso para crianças menores de 14 anos.

“A estrutura do festival já se encontra montada e o elenco está todo confirmado. Neste momento, estamos mais preocupados com a parte de comunicação e a venda dos bilhetes”, afirma Raul Estrela.

No que tange aos artistas que compõem o cartaz do certame, a mesma fonte diz que a maioria já está no Sal. “Falta apenas Ky-mani Marley e o DJ Telio que chegam hoje (dia 13) à noite”.

A edição deste ano do Festival da Praia de Santa Maria traz inovações no que tange às questões ambientais e a entrada de crianças no recinto. Este ano a organização aposta num copo ecológico reciclável, visando a mudança de atitude e preservação ambiental.

“O nosso projeto, como no ano passado, é eliminar o uso de garrafas de vidro e copos de plástico na praia de Santa Maria. Dado ao lema “Uma nova consciência ambiental”, decidimos enveredar para o estilo de ‘eco festival’. O importante é despertar a consciência das pessoas para o que consomem nesses eventos”, diz Raul Estrela.

Crianças dos 4 aos 13 anos só entram acompanhadas dos pais

Sobre a entrada de crianças no recinto do festival, a mesma fonte salienta que este ano é proibida a entrada de crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 3 anos, e os menores de 14 anos ( dos 4 aos 13 anos) têm de estar acompanhados pelos pais.

“Não podemos ter crianças de 0 a 3 anos a frequentar um ambiente nocturno onde há consumo de álcool”, diz Raul Estrela e acrescenta que as crianças na faixa etária entre os 4 e os 13 anos não pagam bilhete, uma vez que, vão estar acompanhadas pelos pais.

O bilhete para os dois dias custa 500 escudos (inclui pulseira e copo reutilizável com clip). O uso do copo para o consumo de bebidas no recinto do festival é obrigatório e cada copo reutilizável custa 200 escudos (pode ser comprado à parte).

Já o bilhete que dá acesso a um espaço reservado durante o evento, Ecospot,  custa 1500 escudos e inclui igualmente copo e clipcup.