O município de Santa Catarina, interior da ilha de Santiago, recebe pela primeira vez a edição do Festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL), entre 29 de Outubro e 04 de Novembro no ano em curso.

Conforme apurou hoje a Inforpress, a confirmação de Assomada (Santa Catarina) como palco desse certame este ano, aconteceu sábado, 17, durante o 17° Encontro Internacional das Cidades e das Instituições do Festival Sete Sóis Sete Luas (SSSL), que se realizou na cidade de El Jadida, Marrocos.

O encontro, segundo fonte da edilidade serviu também para a formalização da adesão de Santa Catarina a esta Rede Cultural, da qual já fazem parte mais cinco cidades cabo-verdianas.

Leila Lopes, directora do gabinete do presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, quem esteve a representar a edilidade no referido evento, disse à Inforpress ter tido a oportunidade de agradecer a escolha de Santa Catarina para acolher a edição deste ano do certame, e ainda passar a integrar a rede do Festival Sete Sóis Sete Luas.

“É uma honra e um prazer para o nosso município”, disse Leila Lopes que considerou ainda SSSL “uma impressionante rede de música, de cultura e de estreitamento de relações entre povos, de parcerias, de cumplicidades e de afectos”.

“Contamos convosco em Assomada (…) para conhecerem a nossa música, a nossa cultura, a nossa história, as nossas tradições e a nossa rica gastronomia”, frisou a delegada ao agradecer a escolha do município cabo-verdiano.

O Festival Sete Sóis Sete Luas é uma rede cultural de 30 cidades de 11 países que privilegia relações vivas e directas com os pequenos centros e os artistas, uma viagem pelo mundo Mediterrâneo e pelo mundo lusófono, onde os artistas, os operadores culturais e os espectadores participam nas acções de mobilidade internacional.

Desde 2014, com o apoio da União Europeia, um “mais novo e ambicioso passo” foi dado com a criação dos Centrum Sete Sóis Sete Luas em vários municípios, albergando salas de exposições, restaurantes, lojas de produtos de artesanato e pátios culturais, mas sobretudo, uma variedade de actividades culturais.

Cabo Verde alberga cinco Centrum SSSL, designadamente nas ilhas da Brava e Maio, nos municípios da Ribeira Grande de Santo Antão, São Filipe, na ilha do Fogo e no Tarrafal de Santiago.