A Noite de Guitarra, evento que já conquistou espaço próprio da agenda cultural da ilha, é considerada o melhor presente que se pode dar aos munícipes a cada ano de celebração da passagem histórica, que é a da criação do Município do Sal, há 82 anos.

 

O certame, promovido pela Câmara Municipal do Sal, há mais de uma década, escolheu, este ano, homenagear treze famílias salenses ligadas à música, nomeadamente família Rendall, família Évora, irmãos Évora, e Família de Hermínia Fortes.

 

Quanto à escolha da homenagem, Georgiana Oliveira, diretora dos serviços da Cultura, explica que é “pelo muito” contributo que têm dado a esta ilha a nível da música/cultura.

 

“Um dos pontos altos da Noite de Guitarra é a homenagem às famílias de músicos da ilha do Sal, que, de uma forma ou de outra, têm apoiado o desenvolvimento da música na ilha, quer a nível de formação de jovens nesta área quer a nível das famílias que têm passado o saber fazer, a forma tradicional da música cabo-verdiana que ao mesmo tempo tem evoluído. É de justiça esta homenagem”, frisou Georgiana Oliveira.

 

Assim, os acordes da guitarra cabo-verdiana que pretendem chamar o público a partir das 21:00 ao Cine ASA, nos Espargos, para mais uma edição da Noite de Guitarra, em celebração ao dia do município, vai juntar num só espaço grandes instrumentistas do Sal, São Vicente, Portugal e Espanha.

 

Esperando-se uma “plateia plena, animada e momentos cheios de emoções”, com a magia das cordas, a “Banda Tututa”, constituída por alunos e professores da respectiva Escola Municipal de Artes Tututa, dá o pontapé de saída do espectáculo musical.

 

O show dos instrumentistas continua noite dentro com a participação de John Rendall, Toy Monteiro, Christian Lopes e Yannick Ramos (EMAT), e Grupo Revelação do Sal.

 

Danielson Fonseca e Ericson Fonseca, vindos directamente de São Vicente, Arlindo Fonseca (Tchá), de Portugal e Marcos Fernandez de Espanha – este último um dos primeiros coordenadores da Escola de Artes Tututa -, são outros exímios guitarristas que também vão abrilhantar o certame.