A notícia foi revelada hoje pelo vereador da Cultura na Câmara Municipal do Sal, Ildo Rocha, durante uma conferência de imprensa onde fez o ponto da situação do que tem sido o certame musical da Praia de Santa Maria, garantindo que está tudo a postos para o arranque do festival que acontece nos dias 12 e 13 de Setembro em homenagem aos músicos salenses já falecidos, Tututa & Taninho Évora.

Ildo Rocha, que confirmou estar tudo assente relativamente à parte logística, sublinhou que a Banda Municipal, com já é hábito, vai abrir as cortinas para o desfile dos artistas nacionais e vindas de outras paragens.

Para já, os artistas locais, Ay Tecla 2, Dynamo, e a banda Caboson,foram os escolhidos para fazer os festivaleiros sacudir a areia branca da praia da cidade turística.

Outros artistas nacionais marcam também presença como Michel Montrond,  Vlu e banda, Ferro Gaita, Batchart.

O colectivo rabecada, de “grandes profissionais" da área, destacando-se Bau, Ney Évora, Lú, de São Nicolau, NhoNany, e Naiss Socol,vão actuar num tributo a Tututa Évora e Taninho Évora, duas figuras de proa da cultura salense, já falecidas.

A nível internacional, o sobejamente conhecido conjunto Tabanka Jazz, um grupo de reggae que vem da diáspora, denominado AfricanRainbow, Jorge Neto, e Nelson Freitas, vão também agitar a praia de Santa Maria, com tons e sons diferentes.

Além deste leque de artistas, também DJ’s, inclusive um que virá de Barcelona, Espanha, cujo nome ainda não divulgado, animarão o evento durante os intervalos.

Considerando o orçamento do festival, à volta de 15 mil contos, que tem como patrocinador oficial a empresa T Mais, e grupos de renome internacional, Ildo Rocha observou que é um quadro de artistas equilibrado, acreditando que “melhor do que isto não seria impossível”.

“Acreditamos que o festival 2014 que acontecerá nos dias 12 e 13 de Setembro, na certa, será um sucesso, não só pelo espectáculo em si, como também em termos de logística, alinhada há já algum tempo”, sustentou.

Quanto a cabeça de cartaz desta XXIV edição que decorre sob o lema “Praia de Santa Maria, Património de nos tud”, o responsável pelo pelouro da Cultura disse que "todos os artistas merecem vénia e dispensam comentários".

No primeiro dia do festival, a Banda Municipal, prata da casa, dá o pontapé de saída, e o fecho estará sob a responsabilidade de Nelson Freitas.

Já no segundo dia, Ay Tecla 2, faz a abertura do certame musical, para Tabanka Jazz ou Jorge Neto, encerrar o Festival da Praia de Santa Maria 2014.

 

SEXTA-FEIRA – 12 DE SETEMBRO

Banda Municipal

Tributo Tanin e Tututa - Coletivo Rabecada

Michel Montrond

Ferro Gaita

Batchart

Nelson Freitas

 

SÁBADO - 13 DE SETEMBRO

Ay Tecla 2

Cabo Som

Vlu e Banda

Dynamo

Afrikan Rainbow

Tabanka Jazz

Jorge Neto

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.