Os Super Mama Djombo da Guiné-Bissau subiram ao palco já perto das 23h00. O público já se fazia ouvir com assobios contestando o atraso. A banda que começou nos anos 60 por inicativa de quatro amigos deu o pontapé de saída com ritmos tradicionais guineenses.

“Cabo Verde e Guiné-Bissau. Dois países, um coração”, disse Karina Gomes, vocalista da banda. O colectivo interpretou vários temas, sempre puxando pelo público, apesar de alguma ansiedade dos presentes que clamavam pela banda Calypso.

Aliás esta foi sem dúvida uma noite dedicada à lusofonia. A seguir aos Super Mama Djombo, subiu ao palco o angolano Adi Cudz. Num show bastante sensual o cantor mwangolé esbanjou charme, principalmente com as representantes femininas, ofereceu CD’s, convidou uma fã para ser sua “dama”, dançou e animou o público que aplaudia entusiasticamente.

A presença mais mediática da noite foi sem dúvida a banda Calypso. O grupo brasileiro que já conhece Cabo Verde estreou-se no palco do festival da ilha de Monte Cara. A presença da banda foi marcada por medidas de segurança, principalmente no que diz respeito à vocalista Joelma.

“Amo esse povo”, afirmou a cantora emocionada em palco. Numa apresentação recheada de jogo de luzes e danças ritmadas Joelma e banda não desiludiram o povo de São Vicente que vibrava e cantava com cada nota. “Porquê parou, parou porquê”, gritava o público assim que terminava uma música.

O show terminou um pouco mais cedo devido às rajadas de vento que regressaram ao areal e poderiam colocar em perigo a segurança em palco. A cantora agradeceu o convite e deu os parabéns à organização do evento.

Contudo o vento não permitiu que o festival chega-se ao fim. Segundo a organização não havia condições de segurança para continuar. Assim Jorge Neto que devia encerrar o segundo dia do festival actua no domingo, a seguir a Batchart, avança o vereador Humberto Lélis.

As fortes rajadas de vento não desanimaram o público que acabou por dispersar de frente ao palco mas manteve-se a deambular pelo recinto do evento que apresentava outras atracções para além da música.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.