O Festival de Santa Maria regressa na sua 28ª edição daqui a sensivelmente 2 semanas sob o lema "Uma nova consciência ambiental".

Agendado para os dias 14 e 15 de setembro, terá como cabeças de cartaz Cabo Verde Show e o reggae man Ky-Mani Marley.

A organização promete "mudanças visíveis em defesa do ambiente e no combate ao desperdício, com a introdução “obrigatória “ de um copo reutilizável e personalizado com os motivos do Festival". Assim, a utilização dos copos descartáveis será proibida. Já o copo reutilizável de 40 Cl. será disponibilizado no momento da aquisição da pulseira de acesso ao recinto.

Segundo a página do Facebook oficial do certame, a 28ª edição irá contar com "uma estrutura de 25.000m2 Área, Palco Iglo de 300m2, 5 Camarins, 16 Bares/Restaurantes, Área VIP Tenda Orbital de 200m2,3 Telas Gigantes, sendo previsto alcançar 22.000 expetadores diretos e 180.000 expetadores indiretos".

Ao longo das últimas semanas decorreu na página do Facebook do festival, um passatempo onde a organização desafiou os seguidores a proporem um slogan com as palavras "música & ambiente".

"Uma mente consciente escuta a música do ambiente", de Leila Rodrigues, foi o slogan vencedor com 461 votos dos 771 dos votos apurados.

A organização tem mantido algum suspense no que toca ao cartaz do festival sendo que há algumas semanas revelou, em conferência de imprensa, apenas os cabeças de cartaz: Cabo Verde Show e Ky-Mani Marley.

Entretanto nos últimos dias, têm aproveitado as redes sociais como ferramenta de divulgação gradual dos restantes nomes que vão passar pelo palco.

"Raçamau" (Mika Mendes, Elji Beatzkilla, Kaly Angel), Primitive & Pex Show, Black Side, Don Kikas e Vadis Crazy são alguns dos nomes conhecidos até então.

Confira a galeria (em atualização):