Como prometido a Câmara Municipal do Sal emitiu um comunicado no final do dia de hoje, 4 de Setembro, a dar a conhecer a decisão sobre a realização ou não do festival de Santa Maria.

O festival acontece sim, mas muda de local e regressa à praia de Santa Maria.

Num comunicado oficial, a CMS afirma ainda que “apesar das dificuldades que o governo através dos bloqueios do Instituto Marítimo Portuário (IMP), departamento do Ministério das Infra-estruturas e Economia do mar e da Direcção Geral do Ambiente, dependente do Ministério do Ambiente e Ordenamento de Território, a CMS informa que está a envidar todos os esforços na realização do Festival de Santa Maria e o local será o de sempre – a Praia de Santa Maria”.

Em causa está um parecer negativo da DGA que fala na necessidade de se proteger as aves e as tartarugas marinhas que no mês de Setembro estão em fase de eclosão. Por isso esta entidade não aprova a realização de um evento desta natureza na Praia de Ponta Preta.

A CMS, por sua vez, considera que "posição de DGA é um mero expediente político tomado em cima da hora" e que a praia de Ponta Preta não tem ninhos de tartarugas.

Perante a pressão da DGA, a edilidade tinha colocado em causa se iria ou não levar a cabo o festival. A decisão foi tomada hoje ao final do dia.

A 23ª edição do festival de Santa Maria acontece sob o lema “Nôs festival, nôs cultura” nos dias 13 e 14 de Setembro.

Leia ainda:

Câmara do Sal pondera realização de festival

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.