A informação é do vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, em conferência de imprensa, segundo o qual o certame vai trazer para o palco da Gamboa, nas noites dos dias 17 e 18, nomes como Gaby Baessa e Nu ka Nada de Lisboa, Rabelados, Tabanka Djaz, Elji, Constantino Cardoso, Boss AC e Alpha Blondy.

E como este ano a 27ª edição do Festival da Gamboa vai homenagear a Morna, António Lopes da Silva adiantou que a surpresa vai ser no palco com músicos que interpretam este género musical cabo-verdiano.

Sendo assim, disse, está previsto para o dia 17 às 21:00 a atuação de Gaby Baessa e Nu ka Nada de Lisboa, Lejemea e Léo Pereira, Rabelados, Tabanka Djaz e Elji Beatzkilla a fechar a primeira noite.

Para o segundo dia, 18, o festival arrancará com Constantino Cardoso, Ferro Gaita, 2 Much e Ricky Man e Mito, Boss AC e Supa Squad e Alpha Blondy no encerramento do segundo dia do evento.

No domingo, 19, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia disse que o Gamboinha vai contar com animação com palhaços, arte circense, pintura facial, jogos tradicionais, brinquedos insufláveis e outros.

Conforme a mesma fonte, tal como nos anos anteriores, a Gamboa Jovem terá lugar no domingo, a partir das 15:00, com Romeu di Lurdes, Trakinuz, Ras Jahknow, Zé Espanhol e Hélio Batalha.

“O cartaz deste ano conta com nomes com experiência a nível nacional e internacional, mas também temos muitos jovens que estão a despontar e que têm dado o seu contributo na música cabo-verdiana”, disse.

Quanto à praia da Gamboa, António Lopes da Silva esclareceu que as obras a decorrem na orla marítima, para a construção da marina, têm até o dia 17 para estarem prontos para que o festival possa decorrer da melhor forma possível.

“O que podemos dizer é que o espaço para o festival vai ser o mesmo como todos os anos. Neste momento estamos a preparar o terreno para que tudo esteja aprazível para os dias da festa”, esclareceu.

Orçado em 20 mil contos, o Festival da Gamboa conta com o patrocínio da Cavibel e da CVTelecom, e o vereador da Cultura indicou que os bilhetes vão estar a partir de hoje à venda nos balcões da CVTelecom em toda a ilha de Santiago.

Ainda António Lopes da Silva, assim como todos os anos, haverá também espaços para albergar pequenos restaurantes, isto para que as pessoas se sintam mais confortáveis caso não queiram estar em sítios onde há muita movimentação.

Lembrou ainda aos vendedores de barraca que no local vai estar uma equipa de fiscalização para controlar a entrada de bebidas de má qualidade, assim como formulou um apelo a todos no sentido de controlar a venda de álcool quando se aperceber que a pessoa já consumiu muito. Quem for pego com bebidas falsificadas não terá mais entrada na Gamboa para vender, assegurou a mesma fonte.

A segurança, assim como informações sobre vários assuntos serão garantidos por parceiros nacionais, adiantou o vereador que sublinhou que o interesse da equipa camarária é de satisfazer as pessoas que queiram se divertir na Gamboa.

NOTÍCIA ATUALIZADA (MC Tranka Fulha fora do cartaz do Gamboa Jovem)