Emanuel Andrade fez estas declarações em conferência de imprensa no concelho de São Domingos, durante a apresentação do programa de atividades comemorativas do Dia do Município, assinalado a 13 de março.

Segundo avançou, para comemorar essa data, em que a autarquia este ano comemora 25 anos da sua criação, a câmara promove um leque de atividades descentralizadas no concelho com destaque para as provas de natação em mar aberto e regata, festival de música de Praia Baixo e atividades desportivas.

Este ano, de acordo com este responsável sobem ao palco do festival de música de Praia Baixo no dia 09, grupos e artistas como Bulimundo, Elida Almeida, banda municipal, Fidjus de Codé, Willy Semedo, Dynamo e Elji, um evento realizado em parceria com a empresa Ritmo de Som.

“São Domingos é conhecido como o município de música. A musica é, se calhar, a sua vertente musical mais saliente e Praia Baixo tem todas as condições para a realização do festival de música. Podemos, além disso, apostar na componente gastronómica e fazer assim um casamento entre a música e a gastronomia”, disse adiantando que o evento está orçado em cerca de 2500 contos.

A autarquia pretende realizar também um torneio internacional de veteranos com participação de equipas oriundas de cidades portuguesas geminadas com São Domingos, nomeadamente Baguim de Monte e município de Madalena da região dos Açores, um evento que considerou “inédito” na história do municipalismo cabo-verdiano.

Emanuel Andrade informou, por outro lado, que enquadrado nas festividades do município várias atividades desportivas e culturais vêm sendo realizadas nomeadamente, o torneio de futebol interzona “Taça São Domingos 2019” e um torneio intermunicipal de futsal com participação de equipas de vários municípios de Santiago.

No próximo dia 08 de março, a edilidade promove feiras de artesanato, plantas ornamentais e de produtos agrícolas, cuja abertura coincidirá com as comemorações do Dia Internacional da Mulher, data que será preenchida com uma palestra a ser proferida pela primeira dama, Lígia Fonseca.

No dia 12 de março, a autarquia local tem agendado uma noite de “cotxi pó” (novo estilo de funaná) no centro da cidade, e, igualmente, está previsto um conjunto de inaugurações.

As atividades comemorativas do dia do município culminam com sessão solene comemorativa, missa solene de Ação de Graças e tarde cultural com participação de grupos locais.

Por seu turno, o responsável da empresa Rimo de Som, Gugas Veiga, explicou que este ano a autarquia, querendo apostar na qualidade do festival Praia Baixo, melhorou significativamente o cartaz trazendo artistas bem renomados para que esse evento seja mais atrativo possível.

As atividades do 25º aniversário do município de São Domingos estão orçadas em cerca de três mil contos.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.